Detran-RJ alega não receber dados do governo federal; candidatos ficam no limbo e são orientados a pagar por novas aulas presenciais
Uma falha na integração de dados entre o governo federal e o estadual está impedindo que candidatos à primeira habilitação no Rio de Janeiro agendem suas provas teóricas. Usuários que optaram pelo CNH Brasil, novo modelo que permite realizar o curso teórico via aplicativo para reduzir custos, relatam que o Detran-RJ não reconhece a conclusão das etapas, gerando um limbo burocrático e prejuízos financeiros, relatou o g1.
O caso da assistente administrativa Isabella Vargas ilustra o impasse: após realizar exames médicos, pagar taxas e concluir as aulas pelo aplicativo federal em dezembro, ela foi barrada ao tentar marcar o exame final. A solução apresentada por uma autoescola expõe a gravidade da desorganização: para não perder o processo, ela foi orientada a descartar o curso digital e pagar R$ 1.500 por novas aulas presenciais.
VEJA TAMBÉM:
O problema não é isolado. Outros candidatos, como Danielle Melo, receberam dos atendentes do Detran a informação de que a adaptação dos sistemas estaduais à plataforma CNH Brasil só deve ser normalizada entre fevereiro e março. O atraso contraria a diretriz do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que define as novas regras como obrigatórias e nacionais, ressaltando que o cidadão não pode ser penalizado por falhas administrativas.
Enquanto os candidatos acumulam atrasos, as instituições protagonizam um “jogo de empurra”. Em nota, o Detran-RJ transferiu a responsabilidade, alegando que ainda não recebeu da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) a lista oficial dos alunos que concluíram o curso pelo app. Sem esses dados, o órgão afirma ser impossível autorizar os exames. Procurada, a Senatran limitou-se a dizer que mantém “tratativas técnicas” com os departamentos estaduais para viabilizar o novo modelo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|