Ferrari modifica campeão de Le Mans e o transforma em modelo ‘fora de pista’
A Ferrari 499P foi reestruturada para circular em situações cotidianas, sofrendo modificações nos chassis, pneus sistemas de suspensão, traços e outros
A Ferrari 499P foi reestruturada para circular em situações cotidianas, sofrendo modificações nos chassis, pneus sistemas de suspensão, traços e outros
A Ferrari desenvolveu uma versão Modificata do 499P, carro esportivo de série extremamente campeão das 24h de Le Mans deste ano. Esta revelação ocorreu durante a Ferrari World Finals, realizada no Circuito de Mugello.
VEJA TAMBÉM:
A 499P Modificata, como o nome sugere, é uma versão altamente modificada da original 499P. O modelo de edição limitada representa uma abordagem única por parte da Ferrari, pois é desenvolvido diretamente a partir de um carro de corrida, em oposição a um modelo de produção convencional, sem as restrições técnicas impostas por regulamentos esportivos.
Dentre as modificações significativas na Ferrari 499P pode-se destacar a tração nas quatro rodas, com ativação em baixas velocidades, que oferece potência extra, pneus Pirelli específicos e uma recalibração completa da suspensão, o que facilita a condução fora das corridas.
A 499P modificada mantém o layout monolugar e a ergonomia da original, proporcionando aos motoristas uma experiência semelhante à das equipes de corrida que triunfaram em Le Mans. O modelo inaugura o novo programa Sport Prototipi Clienti da Ferrari, que funcionará em conjunto com o programa F1 Clienti existente a partir de 2024, oferecendo uma variedade de eventos em pistas internacionais.
Sob o capô, a Ferrari 499P Modificata apresenta um trem de força híbrido, combinando um motor V6 de combustão interna na traseira com um motor elétrico no eixo dianteiro. Isso proporciona uma potência máxima de 870 cv, sem as restrições do FIA-ACO. O veículo é equipado com um sistema de recuperação de energia, uma bateria de 800 volts e uma caixa sequencial de sete velocidades.
O carro apresenta um chassi monocoque de fibra de carbono, suspensão push-rod e um sistema de freios sofisticado. A aerodinâmica também é notável, com uma asa dupla horizontal na traseira e uma entrada de ar múltipla para o motor V6 e o resfriamento da bateria e da caixa de câmbio no teto.
Segundo a italiana, a 499P Modificata representa a celebração da rica história da Ferrari nas corridas de resistência e oferecerá assistência técnica e logística aos proprietários por meio do programa “Sport Prototipi Clienti.” Este veículo está destinado a uma clientela extremamente seleta em busca de uma experiência de direção excepcional em pistas, reafirmando a posição da Ferrari como uma marca líder no mundo dos carros esportivos de alto desempenho.
Chassis e suspensões
Chassi monocoque em fibra de carbono
Suspensão Triângulos duplos, push-rod
Motorização
Tipo V6 – 120 graus – cárter seco
Deslocamento total 2.994 cc
Eixo dianteiro
Potência máxima 200 kW (272 cv)
Velocidade de ativação Não limitada por regulamentos
Trem de força
Potência máxima, ICE e eixo elétrico* 640 kW (870 cv)
PNEUS E RODAS
Frente 310/710-18
Traseira 340/710-18
Transmissão
Caixa sequencial de 7 velocidades
Controles eletrônicos
Controle de tração, sistema Brake-by-Wire
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |