Novo modelo do programa de projetos especiais da ferrari revisita o espírito da F40, sem abrir mão da tecnologia atual
Depois de resgatar o nome Testarossa para a substituta da SF90 Stradale, a Ferrari continua a celebrar seu passado com a SC40. O modelo único presta homenagem à icônica F40, o último carro aprovado pessoalmente por Enzo Ferrari.
Feita com baseado em um 296 GTB, a SC40 tem identidade própria. Sua carroceria foi completamente redesenhada pelo setor de personalização da Ferrari, sob comando de Flavio Manzoni, marcando mais um afastamento da tradicional parceria com a Pininfarina, encerrada em 2017.
VEJA TAMBÉM:
Os detalhes são puramente da F40, com o nome gravado na asa traseira, as entradas de ar laterais inspiradas nos dutos NACA e as linhas mais angulares que substituem as curvas suaves do 296 GTB.
Apesar das referências, a SC40 não busca recriar o passado: ela mantém o motor V6 híbrido da 296, identificado pela inscrição “Charge” na tampa de combustível, mas adota pintura branca e rodas exclusivas.
Na traseira, as persianas fumê revelam o propulsor, evocando o design da F40, enquanto o interior traz acabamento em Kevlar — material amplamente usado no esportivo dos anos 1980 — cobrindo volante, painel e assentos.
A Ferrari não revelou o preço do modelo, mas ele certamente ultrapassa os US$ 346.950 cobrados pela 296 GTB padrão. Produzida pelo programa de Projetos Especiais da marca, a SC40 levou cerca de dois anos para ser concluída, em colaboração direta com seu proprietário. Apenas uma unidade existe, atualmente exposta no Museu da Ferrari em Maranello.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |