Fiat 500 Abarth ganha edição de aniversário antes de virar elétrico
O modelo especial celebra os 75 anos da divisão esportiva da Fiat, que começou como equipe de corridas antes de ser incorporada ao fabriante
O modelo especial celebra os 75 anos da divisão esportiva da Fiat, que começou como equipe de corridas antes de ser incorporada ao fabriante
O Fiat 500 Abarth teve vida curta no Brasil, sendo vendido apenas em 2015 e 2016, mas na Europa ele segue em produção desde 2008. O hot hatch é feito para quem ainda prefere seu esportivo com motor a gasolina, já que a nova geração é apenas elétrica.
Uma nova edição especial foi apresentada para celebrar os 75 anos da Abarth. A empresa foi criada pelo Austríaco Carlo Abarth como uma equipe de corria e virou a preparadora oficial da Fiat a partir de 1971.
VEJA TAMBÉM:
O modelo comemorativo usa como base o Abarth 695, a versão mais extrema do 500 produzida atualmente, e se chama 75° Anniversario Edition. Serão produzidas 1.368 unidades, em alusão aos 1.368 cm³ do motor 1.4 Fire turbo do carro.
E falando no propulsor, ele rende 180 cv e 25,5 kgfm graças ao turbocompressor Garrett GT 1446. Trata-se da versão mais forte do 1.4 turbo da Fiat. Como referência, o 500 Abarth vendido no Brasil já era divertido com seus 167 cv e 23 kgfm.
Segundo a Fiat, o Abarth 695 75° Anniversario Edition acelera de zero a 100 km/h em 6,7 segundos e atinge velocidade máxima de 225 km/h. O câmbio é manual de seis marchas. O foguetinho traz melhorias como o escapamento Record Monza com válvula ativa, amortecedores Koni FSD, freios Brembo com discos perfurados e pinças de alumínio.
A decoração desse Fiat 500 Abarth comemorativo conta com pintura preta, adesivos e rodas dourados, quatro ponteiras de escapamento e Alcantara no painel. Por dentro há bancos esportivos da Sabelt, pedaleira em alumínio e sistema de som Beats.
Essa edição especial poderá ser um dos últimos suspiros do 500 Abarth com motor a combustão. A Fiat já lançou uma versão esportiva do novo 500e e uma do 600 está a caminho.
Por incrível que pareça, os Abarth com motores a combustão terão o futuro garantido no Brasil, com os Pulse e Fastback produzidos em Betim (MG). Esperamos que a Fiat aumente a gama da divisão com novos modelos nos próximos anos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |