Fiat 500 elétrico será adaptado para usar motor a combustão

O modelo feito na Itália receberá motorização híbrida para alavancar as vendas, que estão muito abaixo do esperado

fiat 500 eletrico azul frente parado
Nova geração do compacto usa plataforma feita para a propulsão elétrica (Foto: Fiat | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 07/06/2024 às 17h11

A Fiat precisa aumentar o volume de produção em sua fábrica de Mirafiori, na Itália. Ela faz hoje o 500 elétrico, que está com vendas baixas devido a falta de interesse dos europeus por carros elétricos.

O hatch compacto ganhará uma versão híbrida para ajudar a aumentar esse volume de produção. A nova geração foi apresentada com uma plataforma nova que foi criada para carros elétricos, essa base será adaptada para receber motores a combustão.

VEJA TAMBÉM:

O Fiat 500 de 2007 segue em produção na Polônia e mantém boas vendas mesmo estando defasado. Ele possui uma versão híbrido leve, com motor 1.0 Firefly aspirado aliado a um pequeno motor elétrico e câmbio manual.

Segundo a revista britânica AutoCar, o modelo de nova geração deverá manter esse sistema de propulsão. A publicação chama o carro de Fiat 500 Ibrida, híbrido em italiano, e prevê o lançamento para 2026.

fiat 500c collezione 1957 hybrid
A geração lançada em 2007 segue em produção e conta inclusive com versão híbrido leve que usa motor 1.0 Firefly e câmbio manual (Foto: Fiat | Divulgação)

Essa readequação na plataforma poderá permitir também o uso de motores mais fortes e eletrificados, como o conjunto 1.0 turbo BioHybrid que será usado na linha brasileira da Fiat. A revista está com expectativas de um novo 500 Abarth a combustão.

Hibridizar o Fiat 500 novo irá aposentar de vez o modelo antigo feito no Polônia. Essa mudança irá liberar espaço na planta para produzir novos carros elétricos da Leapmotors, marca chinesa adquirida pela Stellantis.

A plataforma do Fiat 500 elétrico também será atualizada para receber novas tecnologias de bateria e ficar mais eficiente. A Fiat irá acompanhar esse modelo de um novo Panda, que usará a plataforma CMP desenvolvida pela Peugeot e terá versões híbridas e elétricas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário