Com apenas 50 cm de largura, projeto artesanal feito em um ferro-velho na Itália pode entrar para o Guinness World Records
Existem algumas modificações automotivas incríveis por aí, os entusiastas do assunto sempre vão além e se superam a cada alteração feita nos mais variados veículos. Mas existem projetos que desafiam o limite da criatividade e da engenharia. Andrea Marazzi, um jovem italiano, transformou um Fiat Panda 1993 em um microcarro quase irreconhecível. O veículo é tão compacto que cabe entre dois carros estacionados.
VEJA TAMBÉM:
Marazzi deseja garantir um lugar no Guinness World Records com o projeto e garantir para si o título de criador do carro mais estreito já feito. O jovem italiano fez todas as modificações no ferro-velho da família, localizado na cidade de Bagnolo Cremasco.
Ao longo de um ano, Andrea foi modificando o carro e o apresentou ao público durante um festival dedicado a versões do Fiat Panda, o “Panda a Pandino”. Ele utilizou quase todas as peças do modelo original de 1993, mesmo após reduzir drasticamente o tamanho do carro, e remodelou algumas para encaixá-las no novo projeto.
O modelo pronto e suas peculiaridades são impressionantes:
O interior do carro remete a um brinquedo ou simulador de corridas, com volante minimalista e espaço bastante compacto.
O projeto mistura originalidade e ousadia, e ainda não foi legalizado para circulação em vias públicas e tem sido utilizado somente em exibições e eventos especiais por Marazzi. Foi informado pelo criador que o processo formal já foi iniciado para que a obra seja reconhecida pelo Guinness como o carro mais estreito do mundo.
Independentemente do reconhecimento da organização, o carro chamou atenção nas redes sociais por sua engenhosidade, habilidade manual e, principalmente, criatividade. Esse Fiat Panda mostra, mais uma vez, o potencial da cultura de customização automotiva, além de despertar curiosidade sobre os limites do design de carros.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |