Fiat irá unificar linha do Brasil com Europa; já sabemos o que virá para cá

A Fiat quer unificar sua linha global para melhorar os lucros, fontes do AutoPapo apontam que primeiro modelo global será o novo Argo

fiat concept centoventi carro conceito cinza
Segundo nossa fonte, o sucessor do Argo será inspirado pelo conceito Centoventi (Foto: Fiat | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 29/01/2023 às 17h02

A Fiat do Brasil parece ser uma marca completamente distinta da Fiat que existe no resto do mundo. Toda a linha nacional foi projetada por aqui e tem a América Latina como foco, enquanto a matriz italiana faz carros que não vemos por aqui.

Mas os executivos europeus parecem querer por um fim a isso. Segundo Olivier François, CEO da Fiat, em entrevisa à resista britânica Auto Express, o plano é unificar a linha europeia com a latino-americana para ficar mais lucrativa.

VEJA TAMBÉM:

Nessa nova estratégia os carros poderão ser elétricos em uma região e a combustão em outra, para agradar aos diferentes mercados. Os carros terão diferenças pequenas para atender a esses consumidores diferentes, algo que já vemos atualmente em marcas como a Volkswagen.

O sucessor do Argo será o primeiro Fiat nacional unificado

fiat argo cambio cvt
A nova geração do Argo será feita na plataforma CMP e terá sistema híbrido-leve (Foto: Fiat | Divulgação)

Uma fonte do AutoPapo já havia confirmado que a Fiat do Brasil está participando do projeto da nova geração do Panda. Aqui esse hatchback novo será a nova geração do Argo e terá sistema híbrido-leve para ficar alinhado com as novas normas de emissões.

O estilo desse novo compacto foi adiantado pelo conceito Centoventi, apresentado em 2019. Esse protótipo foi feito para comemorar os 120 anos da Fiat e tem visual retrô, apesar de não fazer referência direta a algum modelo específico da marca.

A plataforma será a CMP, que tem origem na PSA. Com a fusão entre o grupo francês e a FCA, que resultou na Stellantis que conhecemos hoje, os italianos ganharam de bandeja essa moderna plataforma modular e capaz de receber carros puramente térmicos, híbridos ou elétricos.

Como o projeto ainda está em fase digital, ainda levará alguns anos para ser lançado. O caçador de segredos Marlos Ney Vidal, do portal Autos Segredos, apurou que será em 2026.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Airplane 29 de janeiro de 2023

A unificação, via plataforma CMP ( da antiga PSA ), seria uma vantagem pois as plataformas atuais da Fiat, no Brasil, são inseguras !

Avatar
Marcello Felipe 30 de janeiro de 2023

Infelizmente, considerando os resultados obtidos pelo 208 nos testes do Latin NCAP, podemos concluir que a plataforma CMP foi “ajustada” para a realidade local. Não quero nem imaginar qual será o resultado obtido pelo novo C.

Avatar
Deixe um comentário