Fiat irá unificar linha do Brasil com Europa; já sabemos o que virá para cá

A Fiat quer unificar sua linha global para melhorar os lucros, fontes do AutoPapo apontam que primeiro modelo global será o novo Argo

fiat concept centoventi carro conceito cinza
Segundo nossa fonte, o sucessor do Argo será inspirado pelo conceito Centoventi (Foto: Fiat | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 29/01/2023 às 17h02

A Fiat do Brasil parece ser uma marca completamente distinta da Fiat que existe no resto do mundo. Toda a linha nacional foi projetada por aqui e tem a América Latina como foco, enquanto a matriz italiana faz carros que não vemos por aqui.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Mas os executivos europeus parecem querer por um fim a isso. Segundo Olivier François, CEO da Fiat, em entrevisa à resista britânica Auto Express, o plano é unificar a linha europeia com a latino-americana para ficar mais lucrativa.

VEJA TAMBÉM:

Nessa nova estratégia os carros poderão ser elétricos em uma região e a combustão em outra, para agradar aos diferentes mercados. Os carros terão diferenças pequenas para atender a esses consumidores diferentes, algo que já vemos atualmente em marcas como a Volkswagen.

O sucessor do Argo será o primeiro Fiat nacional unificado

fiat argo cambio cvt
A nova geração do Argo será feita na plataforma CMP e terá sistema híbrido-leve (Foto: Fiat | Divulgação)

Uma fonte do AutoPapo já havia confirmado que a Fiat do Brasil está participando do projeto da nova geração do Panda. Aqui esse hatchback novo será a nova geração do Argo e terá sistema híbrido-leve para ficar alinhado com as novas normas de emissões.

O estilo desse novo compacto foi adiantado pelo conceito Centoventi, apresentado em 2019. Esse protótipo foi feito para comemorar os 120 anos da Fiat e tem visual retrô, apesar de não fazer referência direta a algum modelo específico da marca.

A plataforma será a CMP, que tem origem na PSA. Com a fusão entre o grupo francês e a FCA, que resultou na Stellantis que conhecemos hoje, os italianos ganharam de bandeja essa moderna plataforma modular e capaz de receber carros puramente térmicos, híbridos ou elétricos.

Como o projeto ainda está em fase digital, ainda levará alguns anos para ser lançado. O caçador de segredos Marlos Ney Vidal, do portal Autos Segredos, apurou que será em 2026.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Airplane 29 de janeiro de 2023

A unificação, via plataforma CMP ( da antiga PSA ), seria uma vantagem pois as plataformas atuais da Fiat, no Brasil, são inseguras !

Avatar
Marcello Felipe 30 de janeiro de 2023

Infelizmente, considerando os resultados obtidos pelo 208 nos testes do Latin NCAP, podemos concluir que a plataforma CMP foi “ajustada” para a realidade local. Não quero nem imaginar qual será o resultado obtido pelo novo C.

Avatar
Deixe um comentário