A Toyota Gazoo Racing – divisão de alta performance da marca – anunciou uma edição de despedida para o seu icônico Supra, a A90 Final Edition, limitada a 300 unidades e com programação de lançamento global. Junto deste comunicado publicado na última quinta-feira (28), a japonesa também apontou que trabalha em um modelo parcialmente atualizado do Supra 3.0.
Em 2019, impulsionado pelo forte desejo do presidente Akio Toyoda, também conhecido como Master Driver Morizo, o Supra voltou com tudo após uma ausência de 17 anos. O presidente Toyoda disse em seu lançamento: “Antigamente, passei inúmeras horas dirigindo um antigo Supra em Nürburgring para me tornar um master driver. O Supra é como um velho amigo que ocupa um lugar especial em meu coração. Enquanto outros fabricantes estavam colocando seus lindos novos protótipos que iriam apresentar à prova, eu estava dirigindo um antigo Supra que não estava mais em produção. Então, embora a Toyota não tivesse planos de fazer um novo Supra, assim como muitos outros fãs obstinados do Supra ao redor do mundo, eu secretamente queria fazer isso acontecer. O novo GR Supra nasceu por meio de testes em Nürburgring, e posso dizer honestamente que é um carro divertido de dirigir e melhor do que nunca”, afirmou o ex-presidente da Toyota, Shoichiro Toyoda, durante o retorno do Toyota Supra em 2019 – 17 anos após estar fora do mercado.
Segundo a Toyota, o novo Supra parcialmente atualizado visa proporcionar uma experiência de direção mais integrada para uma alegria de dirigir sem restrições, não apenas nas ruas da cidade, mas também em estradas e circuitos sinuosos. Ele apresenta desempenho de frenagem aprimorado para segurança e proteção, carroceria, suspensão e chassi de maior rigidez, ajuste otimizado e desempenho aerodinâmico aprimorado.
Já o Toyota Supra A90 Final Edition chega como ápice do modelo atual. A edição especial ostenta vários elementos atualizados relacionados à direção, como maior potência no motor, freios mais eficientes, carroceria reforçada, sistema de suspensão KW e pneus de alta aderência. O resultado é um modelo especial, de alto desempenho e alta especificação que foi ajustado de forma otimizada em sincronia com a evolução do Supra.
Embora a produção do atual Supra esteja programada para terminar com o Supra “A90 Final Edition” como o ápice do modelo, a TGR continuará aprimorando o Supra por meio de atividades de automobilismo.
Toyota Supra A90 Final Edition
Mecânica
O sistema de admissão foi revisado, e um catalisador de baixa contrapressão foi implementado, reduzindo a perda de pressão. O motor agora entrega 435 cv e 58 kgfm de torque, proporcionando maior aceleração e resposta.
Uma placa defletora foi adicionada ao cárter de óleo para evitar distribuição irregular durante altas forças g.
O resfriamento foi aprimorado com um ventilador reforçado, um sub-radiador adicional e a ampliação das aletas de resfriamento no diferencial.
O controle do diferencial ativo foi ajustado para reduzir subviragem e melhorar o manuseio.
Um silenciador de titânio Akrapovič foi adotado, oferecendo um som potente do motor.
Freios
Freios Brembo de 19 polegadas com pastilhas de alto coeficiente de atrito garantem melhor desempenho de frenagem.
Discos flutuantes perfurados, dianteiros e traseiros, mantêm a eficiência durante condução esportiva.
Mangueiras de freio de malha de aço inoxidável minimizam a perda de pressão, maximizando o desempenho.
Corpo e Suspensão
A suspensão KW ajustável, similar à do GR Supra GT4, possui 16 estágios de recuperação e 12 de compressão, com estabilizadores reforçados para performance superior.
Componentes como buchas reforçadas, juntas esféricas e suportes rígidos melhoram a integração entre carroceria e suspensão, transmitindo informações mais precisas ao motorista.
Reforços adicionais na estrutura do assoalho e no compartimento de bagagem aumentam a rigidez, aderência e controle.
A direção elétrica (EPS) foi otimizada para maior precisão e resposta direta.
Ângulos de cambagem ajustados para maior aderência e estabilidade em curvas.
Pneus e Rodas
Pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 mais largos (+10%) melhoram a estabilidade e o desempenho em curvas.
Rodas leves de 19″ (dianteira) e 20″ (traseira) com o logotipo TGR.
Exterior
O design aerodinâmico foi desenvolvido pela TOYOTA GAZOO Racing Europe, usando túnel de vento para otimizar o equilíbrio, força descendente e redução de arrasto.
Componentes em fibra de carbono, como spoiler, canards, flap central dianteiro e asa traseira tipo pescoço de cisne, aumentam o desempenho.
Um duto de capô com inserção removível melhora o resfriamento.
Interior
Assentos full-bucket “RECARO Podium CF” com revestimento de Alcantara® proporcionam suporte firme e precisão em altas forças g. O banco do motorista em vermelho destaca o cockpit voltado ao condutor.
Volante, portas, apoio de joelhos, apoio de braço, câmbio e painel central revestidos em Alcantara®.
Cintos de segurança vermelhos e placas de proteção em fibra de carbono reforçam a exclusividade do modelo.
Esboço do Supra parcialmente atualizado 3.0
Mecânica
O controle diferencial ativo foi recalibrado para reduzir subviragem em curvas e aprimorar o manuseio.
Freios
Freios a disco dianteiros Brembo com diâmetro ampliado aumentam a potência de frenagem.
Corpo e Suspensão
Amortecedores eletrônicos foram ajustados e o estabilizador dianteiro reforçado, melhorando a dirigibilidade.
Estabilizadores dianteiros e traseiros agora utilizam suportes de alumínio reforçado.
Buchas de borracha reforçadas nos braços de controle dianteiros e suportes de borracha reforçados no subchassi traseiro aprimoram a integração entre suspensão e carroceria, garantindo maior precisão e resposta.
A estrutura do suporte inferior do assoalho traseiro foi reforçada, aumentando a rigidez, aderência e controle.
O controle da direção elétrica (EPS) foi otimizado, resultando em maior precisão e sensação direta ao volante.
Ângulos de cambagem revisados para melhorar aderência e estabilidade nas curvas.
Pneus e Rodas
Rodas em preto fosco adicionam um toque de estilo ousado ao design.
Exterior
Spoiler traseiro de fibra de carbono tipo ducktail, abas de arco de roda dianteiras e protetores de pneus elevados trabalham juntos para equilibrar aerodinâmica, aumentar força descendente e melhorar o contato com a estrada.
Interior
O assento do motorista combina Alcantara® bordado com o emblema “GR” e couro legítimo, unindo conforto e esportividade.
Elementos em vermelho, como o anel e a costura no botão de câmbio (em modelos com transmissão manual de seis marchas) e os cintos de segurança, destacam o interior esportivo.
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