Fim de uma era! Toyota Supra terá edição especial de despedida

Junto do A90 Final Edition a japonesa apresentou também uma versão parcialmente atualizada e mais urbana do Supra 3.0

Toyota Supra A90 Final Edition (1)
A versão promete ser o ápice do modelo (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 29/11/2024 às 13h00

A Toyota Gazoo Racing – divisão de alta performance da marca – anunciou uma edição de despedida para o seu icônico Supra, a A90 Final Edition, limitada a 300 unidades e com programação de lançamento global. Junto deste comunicado publicado na última quinta-feira (28), a japonesa também apontou que trabalha em um modelo parcialmente atualizado do Supra 3.0.

VEJA TAMBÉM:

Em 2019, impulsionado pelo forte desejo do presidente Akio Toyoda, também conhecido como Master Driver Morizo, o Supra voltou com tudo após uma ausência de 17 anos. O presidente Toyoda disse em seu lançamento: “Antigamente, passei inúmeras horas dirigindo um antigo Supra em Nürburgring para me tornar um master driver. O Supra é como um velho amigo que ocupa um lugar especial em meu coração. Enquanto outros fabricantes estavam colocando seus lindos novos protótipos que iriam apresentar à prova, eu estava dirigindo um antigo Supra que não estava mais em produção. Então, embora a Toyota não tivesse planos de fazer um novo Supra, assim como muitos outros fãs obstinados do Supra ao redor do mundo, eu secretamente queria fazer isso acontecer. O novo GR Supra nasceu por meio de testes em Nürburgring, e posso dizer honestamente que é um carro divertido de dirigir e melhor do que nunca”, afirmou o ex-presidente da Toyota,  Shoichiro Toyoda, durante o retorno do Toyota Supra em 2019 – 17 anos após estar fora do mercado.

Segundo a Toyota, o novo Supra parcialmente atualizado visa proporcionar uma experiência de direção mais integrada para uma alegria de dirigir sem restrições, não apenas nas ruas da cidade, mas também em estradas e circuitos sinuosos. Ele apresenta desempenho de frenagem aprimorado para segurança e proteção, carroceria, suspensão e chassi de maior rigidez, ajuste otimizado e desempenho aerodinâmico aprimorado.

Já o Toyota Supra A90 Final Edition chega como ápice do modelo atual. A edição especial ostenta vários elementos atualizados relacionados à direção, como maior potência no motor, freios mais eficientes, carroceria reforçada, sistema de suspensão KW e pneus de alta aderência. O resultado é um modelo especial, de alto desempenho e alta especificação que foi ajustado de forma otimizada em sincronia com a evolução do Supra.

  • Embora a produção do atual Supra esteja programada para terminar com o Supra “A90 Final Edition” como o ápice do modelo, a TGR continuará aprimorando o Supra por meio de atividades de automobilismo.

Toyota Supra A90 Final Edition

Mecânica

  • O sistema de admissão foi revisado, e um catalisador de baixa contrapressão foi implementado, reduzindo a perda de pressão. O motor agora entrega 435 cv e 58 kgfm de torque, proporcionando maior aceleração e resposta.
  • Uma placa defletora foi adicionada ao cárter de óleo para evitar distribuição irregular durante altas forças g.
  • O resfriamento foi aprimorado com um ventilador reforçado, um sub-radiador adicional e a ampliação das aletas de resfriamento no diferencial.
  • O controle do diferencial ativo foi ajustado para reduzir subviragem e melhorar o manuseio.
  • Um silenciador de titânio Akrapovič foi adotado, oferecendo um som potente do motor.

Freios

  • Freios Brembo de 19 polegadas com pastilhas de alto coeficiente de atrito garantem melhor desempenho de frenagem.
  • Discos flutuantes perfurados, dianteiros e traseiros, mantêm a eficiência durante condução esportiva.
  • Mangueiras de freio de malha de aço inoxidável minimizam a perda de pressão, maximizando o desempenho.

Corpo e Suspensão

  • A suspensão KW ajustável, similar à do GR Supra GT4, possui 16 estágios de recuperação e 12 de compressão, com estabilizadores reforçados para performance superior.
  • Componentes como buchas reforçadas, juntas esféricas e suportes rígidos melhoram a integração entre carroceria e suspensão, transmitindo informações mais precisas ao motorista.
  • Reforços adicionais na estrutura do assoalho e no compartimento de bagagem aumentam a rigidez, aderência e controle.
  • A direção elétrica (EPS) foi otimizada para maior precisão e resposta direta.
  • Ângulos de cambagem ajustados para maior aderência e estabilidade em curvas.

Pneus e Rodas

  • Pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 mais largos (+10%) melhoram a estabilidade e o desempenho em curvas.
  • Rodas leves de 19″ (dianteira) e 20″ (traseira) com o logotipo TGR.

Exterior

  • O design aerodinâmico foi desenvolvido pela TOYOTA GAZOO Racing Europe, usando túnel de vento para otimizar o equilíbrio, força descendente e redução de arrasto.
  • Componentes em fibra de carbono, como spoiler, canards, flap central dianteiro e asa traseira tipo pescoço de cisne, aumentam o desempenho.
  • Um duto de capô com inserção removível melhora o resfriamento.

Interior

  • Assentos full-bucket “RECARO Podium CF” com revestimento de Alcantara® proporcionam suporte firme e precisão em altas forças g. O banco do motorista em vermelho destaca o cockpit voltado ao condutor.
  • Volante, portas, apoio de joelhos, apoio de braço, câmbio e painel central revestidos em Alcantara®.
  • Cintos de segurança vermelhos e placas de proteção em fibra de carbono reforçam a exclusividade do modelo.

Esboço do Supra parcialmente atualizado 3.0

Mecânica

  • O controle diferencial ativo foi recalibrado para reduzir subviragem em curvas e aprimorar o manuseio.

Freios

  • Freios a disco dianteiros Brembo com diâmetro ampliado aumentam a potência de frenagem.

Corpo e Suspensão

  • Amortecedores eletrônicos foram ajustados e o estabilizador dianteiro reforçado, melhorando a dirigibilidade.
  • Estabilizadores dianteiros e traseiros agora utilizam suportes de alumínio reforçado.
  • Buchas de borracha reforçadas nos braços de controle dianteiros e suportes de borracha reforçados no subchassi traseiro aprimoram a integração entre suspensão e carroceria, garantindo maior precisão e resposta.
  • A estrutura do suporte inferior do assoalho traseiro foi reforçada, aumentando a rigidez, aderência e controle.
  • O controle da direção elétrica (EPS) foi otimizado, resultando em maior precisão e sensação direta ao volante.
  • Ângulos de cambagem revisados para melhorar aderência e estabilidade nas curvas.

Pneus e Rodas

  • Rodas em preto fosco adicionam um toque de estilo ousado ao design.

Exterior

  • Spoiler traseiro de fibra de carbono tipo ducktail, abas de arco de roda dianteiras e protetores de pneus elevados trabalham juntos para equilibrar aerodinâmica, aumentar força descendente e melhorar o contato com a estrada.

Interior

  • O assento do motorista combina Alcantara® bordado com o emblema “GR” e couro legítimo, unindo conforto e esportividade.
  • Elementos em vermelho, como o anel e a costura no botão de câmbio (em modelos com transmissão manual de seis marchas) e os cintos de segurança, destacam o interior esportivo.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário