Fim do incentivo do governo: preço dos carros seminovos não acompanha alta dos 0 km

Em pesquisa pode-se observar que o preço dos carros zero voltou ao topo instantaneamente, mas o dos seminovos não

carros em fila a venda
Alguns usados ainda estão mais baratos (Foto: Shutterstock)
Por Lucas Silvério
Publicado em 20/07/2023 às 13h02

A redução de preços do governo federal já acabou. O incentivo que durou 1 mês – do dia 7 de junho a 7 de julho – baixou os preços dos carros 0 km em até 10,96% e balançou todo o mercado automotivo. Mesmo com este encerramento o setor ainda sente os impactos da medida.

VEJA TAMBÉM:

A Mobiauto apontou em pesquisas que após o encerramento do incentivo fiscal os preços dos usados não acompanhavam os novos. O consultor automotivo e CEO da Mobiauto, Sant Clair de Castro Jr, afirma que:

Apuramos os preços desses seminovos na primeira quinzena de junho e repetimos a pesquisa no mesmo período de julho. Registramos nova queda de 0,75% na média, o que indica, na prática, estabilidade. Ou seja: o carro zero km voltou a subir, mas nem todos os seminovos conseguiram acompanhar”, explica.

  • O CEO alerta que os movimentos de queda nas cotações, geralmente impulsionados por concorrência, são mais rápidos do que as altas nos preços.

Preço de carro se define pela média dos modelos à venda. Sempre há alguns clientes que têm maior urgência na venda e acabam ‘queimando’ o carro com valores mais baixos, mesmo que o vetor de preços indique alta. Isso torna o aumento nas cotações de seminovos sempre um processo mais moroso”, garante.

  • O levantamento de preços dos carros feito pela empresa levou em conta 35 carros.
Fim do incentivo do governo: preço dos carros seminovos não acompanha os 0 km
Foto: Mobiauto | Divulgação
Fim do incentivo do governo: preço dos carros seminovos não acompanha os 0 km
Foto: Mobiauto | Divulgação
  • Nas tabelas é possível perceber que os mais vendidos ganharam seu preço logo após o fim da medida federal, porém aqueles que têm menos mercado ainda não alcançaram um valor que acompanhe seus preços antes do incentivo fiscal.

O executivo conclui o raciocínio. “Note que são os carros com motor 1.0 mais caros, com destaque para os SUV´s ou modelos que são campeões de vendas, caso do Onix e do HB20. Esses modelos ganharam preços imediatamente, em um mês”, afirma Castro Jr.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário