Moto impulsiona financiamento de veículos no Brasil

O setor de financiamento de veículos no Brasil teve alta de 14,2% em julho, mas carros de passeios e pesados sentem o peso dos juros

Financiamento de carro usado taxa de juros do financiamento
O financiamento de veículos cresceu em julho e se mantém como o principal motor do mercado automotivo brasileiro (Foto: Shutterstock | Reprodução)
Por Tom Schuenk
Publicado em 28/08/2025 às 19h00

Em julho de 2025, o volume nacional de veículos financiados registrou 639 mil unidades, incluindo novos e usados. O levantamento, que leva em conta carros, comerciais leves, caminhões e motocicletas, representa um crescimento de 2,1% em relação ao mesmo mês de 2024 e um salto de 14,2% em comparação com junho de 2025. O aumento pode ter sido impulsionado tanto por fatores sazonais quanto pela maior disponibilidade de crédito.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

VEJA TAMBÉM:

Detalhes de cada segmento

  • Veículos leves: apresentaram uma queda de 1,9% em relação ao ano anterior. Porém, em comparação a junho de 2025, o segmento obteve um resultado positivo, com uma alta de 16,6%.
  • Veículos pesados: apresentaram uma retração de 3,6% em relação a julho de 2024. Ainda assim, quando comparado com o mês de junho de 2025, o crescimento foi de 11,5%.
  • Motos: um segmento de destaque, que teve um aumento de 8,5% sobre o mês de junho de 2025 e 17,9% em relação a 2024. Essa alta pode ser reflexo da busca por alternativas mais econômicas.
Financiamento de veículos no Brasil tem alta de 2,1% em julho em relação ao mesmo período de 2024
Foto: B3 | Reprodução

Um panorama geral de 2025

De janeiro a julho de 2025, o Brasil registrou 4,047 milhões de unidades financiadas, cerca de 11 mil a menos em comparação com o mesmo período de 2024. Mesmo com esse recuo, o setor se manteve estável.

O resultado positivo de julho em relação a junho também foi favorecido pelo maior número de dias úteis. Thiago Gaspar, Superintendente de Relacionamento com Clientes e Relações Institucionais na B3, destaca que a base comparativa de 2024 foi bastante alta, o que valoriza ainda mais o crescimento atual.

O mercado apresentou um desempenho positivo em relação ao mesmo período do ano anterior, especialmente considerando a elevada base de comparação. Já na comparação com junho, o resultado é influenciado pelo maior número de dias úteis, uma vez que a média diária de financiamentos foi 0,7% inferior em julho”, disse Gaspar.

A B3, responsável pelo Sistema Nacional de Gravames (SNG), reafirma que os dados abrangem todo o território nacional e servem como referência para bancos, concessionárias e consumidores.

O bom desempenho de julho reforça que o financiamento continua sendo um dos principais motores das vendas automotivas no Brasil, com expectativa de crescimento moderado para o restante de 2025.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário