O setor de financiamento de veículos no Brasil teve alta de 14,2% em julho, mas carros de passeios e pesados sentem o peso dos juros
Em julho de 2025, o volume nacional de veículos financiados registrou 639 mil unidades, incluindo novos e usados. O levantamento, que leva em conta carros, comerciais leves, caminhões e motocicletas, representa um crescimento de 2,1% em relação ao mesmo mês de 2024 e um salto de 14,2% em comparação com junho de 2025. O aumento pode ter sido impulsionado tanto por fatores sazonais quanto pela maior disponibilidade de crédito.
VEJA TAMBÉM:
De janeiro a julho de 2025, o Brasil registrou 4,047 milhões de unidades financiadas, cerca de 11 mil a menos em comparação com o mesmo período de 2024. Mesmo com esse recuo, o setor se manteve estável.
O resultado positivo de julho em relação a junho também foi favorecido pelo maior número de dias úteis. Thiago Gaspar, Superintendente de Relacionamento com Clientes e Relações Institucionais na B3, destaca que a base comparativa de 2024 foi bastante alta, o que valoriza ainda mais o crescimento atual.
O mercado apresentou um desempenho positivo em relação ao mesmo período do ano anterior, especialmente considerando a elevada base de comparação. Já na comparação com junho, o resultado é influenciado pelo maior número de dias úteis, uma vez que a média diária de financiamentos foi 0,7% inferior em julho”, disse Gaspar.
A B3, responsável pelo Sistema Nacional de Gravames (SNG), reafirma que os dados abrangem todo o território nacional e servem como referência para bancos, concessionárias e consumidores.
O bom desempenho de julho reforça que o financiamento continua sendo um dos principais motores das vendas automotivas no Brasil, com expectativa de crescimento moderado para o restante de 2025.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |