Fluido de freio não se coloca a mão, nem se o nível estiver abaixo do normal
Fluido de freio é um dos líquidos mais importantes e sensíveis do automóvel, se o nível estiver baixo, a recomendação é ir para a oficina
Fluido de freio é um dos líquidos mais importantes e sensíveis do automóvel, se o nível estiver baixo, a recomendação é ir para a oficina
Você confere ou pede para conferir todos os níveis de líquidos do seu automóvel? Eu estou me referindo ao radiador, ao sistema de arrefecimento, estou me referindo ao óleo do motor, ao nível do líquido que lava o para-brisa, os faróis, o vidro traseiro e o fluido do freio. Só que tem uma coisa, os outros todos, se tiverem baixo, você completa. O nível do freio não.
Como não? Então, para que que se confere? Se confere o nível para descobrir se ele está, primeiro, vazando, segundo, se há um desgaste nas pastilhas, nos componentes do freio. E por que que não se completa? Porque se tiver um desgaste das pastilhas, das lunas. Não adianta completar, tem que levar para oficina para trocar esses componentes gastos que o nível volta para o normal.
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Se por outro lado tiver um vazamento, também não adianta completar que vai continuar vazando. Então, você tem que levar para a oficina, a menos que o nível já esteja lá embaixo. Você só completa emergencialmente para chegar na oficina com freio.
Mas tem uma outra dica importantíssima, por que que esse depósito é transparente e você só deve conferi-lo por fora, visualmente e nunca tirando essa tampinha? Porque quando você tira a tampinha, a umidade que está no ar vai contaminar o fluido. E daí? E daí que o fluido é higroscópico, ele absorve essa umidade.
Ao absorver a umidade, geram-se bolinhas d’água. Essas bolinhas d’água vão prejudicar a resistência do fluido às altas temperaturas que são geradas quando você pisa no pedal. Pisa no pedal e esquenta tudo. Ora, se tiver água junto do fluido, vai ferver. Se ferver, perderá a eficiência dos freios do seu automóvel. E daí para frente, eu prefiro nem pensar no que pode acontecer
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Mais uma besteira deste pseudo entendido em carros.
O próprio funcionamento do sistema vai fazer o nível de óleo de freio baixar, pois os cilindros do freio a disco vão se enchendo de óleo conforme as pastilhas desgastam.
Mais uma pérola do “especialista” que diz que óleo de câmbio manual NUNCA deve ser trocado. Então num carro com 20 anos de uso o óleo está ótimo…
Pra quem não sabe ou não tem noção do que vai fazer é válido o conselho do Boris .mas no geral agente que tá acostumado no dia a dia não vai levar um carro na oficina só pra completar o fluido de freio..até porque quando ele baixa tem que mexer com certeza né.
Curto muito ad dicas do Boris, elucidativas e de grande valia.
Isso mesmo, fique sem freio por falta de fluido e se não bater o carro até chegar na oficina o mecânico vai colocar o seu carro em uma câmara de vácuo para abrir o reservatório senão vai pegar umidade, é cada uma que tem que ver…
Conversa fiada,tenho 3 carros há mais de 25 anos…moro na zona rural, sempre tem b.o no freio ou embreagem…eu mesmo confiro e coloco tal óleo no nível…ou levo no mecânico e ele faz exatamente o mesmo que eu. Ninguém completa óleo de freio dentro de uma numa câmara no vácuo. Cada besteira que a gente lê. (Toyota bandeirante, chevrolet C14, Volkswagen Gol)
Olha eu já esse cidadão falar um monte de porcaria, e pra ser sincero essa só é mais uma delas, a verdade é que o reservatorio não tem vedação suficiente para entrada ou não de ar, já começa aí, e outra quando se coloca o fluido de freio esse automaticamente tem contato com ar. Outra quando se troca as pastilhas de freio 99% dos mecânicos abrem o reservatorio para verificar o sistema pois pode dar retorno ao abrir os pistões da pinça…. e cada uma
Na verdade o correto é realizar a sangria das pinças de freio durante a troca de pastilhas, pois na porção final do sistema existem os cilindros hidráulicos que trabalham continuamente e criam limalia de desgaste. Quando o mecânico só volta esses cilindros àposicao inicial ( ou seja recolhidos para que caiba uma pastilha/lona nova o fluido que está com esse pó de metal desgasto acaba subindo para o sistema e contaminando tudo. Portanto se oi trocar pastilha ou lona mande fazer sangria e troca do fluído.
Realmente é uma coisa que quase ni.guem comenta sobreiquido de freio e que vale também pra embreagem, que usa do mesmo líquido. Mas existe uma.recomendacao ainda mais importe e essa sim e motivo de polêmicas que é a troca regular dos fluidos tanto de freio quanto direção hidráulica, arrefecimento, câmbio, etc, pois se o povo já acha demais.trocar o óleo do motor, imagina.os.outroa, que além deverem ser trocados, precisam também de uma.limpeza.do sistema e reservatórios para garantir o bom funcionamento e maximizar a vida útil dos.componentes. Pra tudo isso, existe um.cronograma.que é informado nos manuais.