Ford ajusta cronograma, adia lançamentos para 2028 e aposta em elétricos compactos para atender à demanda e manter rentabilidade
A Ford está reformulando sua estratégia para veículos elétricos, priorizando modelos menores e mais acessíveis. O lançamento da nova picape elétrica, sucessora da F-150 Lightning, e a próxima geração do E-Transit, foram adiados para 2028.
A picape elétrica, codinome T3, já havia sofrido alterações no cronograma desde seu anúncio em 2022. A montadora também cancelou, no ano passado, um SUV elétrico de três fileiras que competiria com Kia EV9 e Hyundai Ioniq 9.
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Segundo a empresa, o ajuste faz parte do plano Ford+, que prevê flexibilidade para atender às demandas do mercado e manter a rentabilidade.
O foco maior no momento é em veículos elétricos compactos, sustentados por uma nova plataforma de baixo custo, cujo primeiro modelo será uma picape menor, também prevista para 2028. Apesar dos atrasos, a fábrica de BlueOval City, no Tennessee, deve iniciar a produção de protótipos da T3 em 2027.
Paralelamente, a Ford registrou, em 5 de agosto de 2025, o nome “Ranchero”, uma clássica picape leve dos anos 1960 que deverá voltar para uso em veículos elétricos e a combustão. A decisão segue a tendência da marca de resgatar nomes históricos, como Maverick e Lightning, e antecede o anúncio oficial de sua nova plataforma elétrica, marcado para 11 de agosto.
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