Ford Bronco Sport dá trabalho para equipe de resgate
O uso de aços de alta resistência protege os ocupantes em caso de acidente mas dificulta o trabalho das tesouras hidráulicas dos bombeiros
O uso de aços de alta resistência protege os ocupantes em caso de acidente mas dificulta o trabalho das tesouras hidráulicas dos bombeiros
Fazer uma carroceria com célula de sobrevivência bastante rígida é essencial na segurança de um carro. Enquanto as extremidades da carroceria precisam absorver e dissipar impactos, a região onde ficam os passageiros tem que se manter para proteger os ocupantes. O novo Ford Bronco Sport não é diferente: em sua carroceria são usados materiais de alta resistência como o aço boro para conseguir passar nos testes de impactos.
VEJA TAMBÉM:
A carroceria rígida e o projeto moderno do Bronco Sport garantiu nota máxima nos testes de impacto da instituição norte-americana IIHS, mas trouxe problemas para as equipes de resgate.
O corpo de bombeiros de Wixon, no estado de Michigan nos EUA, realizou um treinamento de resgate na Universidade Estadual de Bowling Green utilizando um Bronco Sport. O monobloco do SUV deu trabalho para os bombeiros na hora de cortar as colunas A e B.
O corte é feito com tesouras hidráulicas e mesmo depois do corte as colunas mantiveram o formato original, provando a rigidez da estrutura. Depois que as colunas foram cortadas os bombeiros usam um macaco hidráulico para levantar o teto do carro.
O bombeiro Mike Smith, que reportou o procedimento em seu blog BoronExtrication, apontou que a soleira onde a ferramenta foi apoiada se manteve intacta.
A Ford utilizou no Bronco Sport o aço boro em partes importantes da célula de sobrevivência como as soleiras, no túnel central por onde passa o cardã e em parte da lateral dianteira. Outros aços de alta resistência são usados pela carroceria.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Não dá pra criar um airbag externo Que saia da frente do veículo ?
A volvo já usa algo assim há alguns anos, em caso o veiculo atropele um pedestre…. não sei se seria essa a sua ideia.
Reclama de tudo!! se o veículo não tiver resistecia reclama, se tiver reclama..
Bem isso mesmo, o título poderia ser bem mais positivo, falando que o material eh seguro e tal mas não tem que reclamar.
Concordo plenamente com vocês