Ford lança edição comemorativa do Bronco, batizada de Heritage
Bronco Heritage chega com elementos que fazem referência à geração original do SUV, lançada em 1966, para engrossar vendas do SUV da Ford
Bronco Heritage chega com elementos que fazem referência à geração original do SUV, lançada em 1966, para engrossar vendas do SUV da Ford
A Ford lançou nos Estados Unidos o Bronco Heritage Edition. Trata-se de uma versão que celebra o bom desempenho do SUV, que foi apresentado em 2020 para marcar a nova estratégia da marca para o mercado norte-americano e demais praças da América Latina.
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Isso porque desde que a Ford decidiu não produzir mais hatches e sedãs nos Estados Unidos, ela focou sua produção em picapes e SUVs. Daí, resolveu resgatar o nome Bronco, que fez sucesso entre 1966 e 1996.
A Ford trata o Bronco não como um modelo, mas como uma linhagem distinta dos demais modelos. Tanto que sua denominação é apenas Bronco, sem a logo do Oval Azul, na carroceria. No volante, apenas o cavalo selvagem pronto para aplicar um coice.
A série Heritage chega como uma forma de ampliar o portfólio do Bronco. Hoje o modelo conta com três opções de carroceria: duas que utilizam chassi sob carroceria, com duas e quatro portas. Elas concorrem diretamente com o Jeep Wrangler.
Inclusive, o Bronco nasceu nos anos 1960 para rivalizar com o utilitário da então Willys Overland. Ele permitia remoção de teto, portas, tinha acabamento simples e tração 4×4.
A terceira opção utiliza estrutura monobloco. É o Bronco Sport, que a Ford vende no Brasil por pouco mais de R$ 260 mil. O Sport concorre com o Jeep Compass aqui e nos Estados Unidos.
Fato é que o Bronco tem vendido bem. Entre junho de 2021 e maio de 2022, foram cerca de 80 mil unidades vendidas. Já o Bronco Sport acumula mais de 150 mil unidades licenciadas por lá desde dezembro de 2020.
A edição Heritage se diferencia no visual, que remete ao modelo original, de 1966. Teto, grade e aro das rodas pintados de branco, além de uma paleta de cores suavizadas, bem ao estilo da época.
“O Bronco cativou a América em meados dos anos 1960 com seu estilo robusto e agilidade off-road intransigente, um legado que ainda prevalece hoje”, afirma o gerente de marketing da linha Bronco, Mark Grueber.
A série conta com as opções Heritage e Heritage Limited, que se diferenciam pela motorização. No Bronco Heritage é equipado com motor EcoBoost 2.3 de 300 cv e 45 kgfm de torque, que pode ser combinado com transmissões automáticas de sete ou 10 marchas.
Já na Heritage Edition conta com o bloco V6 EcoBoost 2.7 de 330 cv e 57 kgfm de torque, com caixa de 10 marchas. Em todos os casos, o Bronco utiliza tração 4×4, com caixa reduzida e comando eletrônico de tração, assim como seletor de tipo de terreno.
No caso do Bronco Sport, a lógica é a mesma. A versão Heritage é equipada com motor 1.5 turbo de 181 cv e 26 kgfm de torque. Já a versão Heritage Edition, é equipada com bloco EcoBoost 2.0 de 250 cv. O modelo utiliza transmissão de 10 velocidades e tração integral, com seletor de terreno.
“Enquanto continuamos a construir a marca Bronco com mais edições especiais que nossos clientes desejam”, garante o executivo.
No Brasil, a Ford oferece o Bronco Sport desde o ano passado. As vendas do SUV são modestas, a ponto de não figurar no ranking de emplacamentos da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) de 2021. Este ano, de janeiro a julho, o modelo licenciou 949 unidades.
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