Ford Maverick 2025 melhora onde o público mais pediu
A Ford decidiu ouvir seus clientes na hora de atualizar sua menor picape e trouxe melhorias que eram pedidas desde o lançamento
A Ford decidiu ouvir seus clientes na hora de atualizar sua menor picape e trouxe melhorias que eram pedidas desde o lançamento
A Ford Maverick foi um sucesso acachapante nos EUA. A caminhonete é o modelo mais barato da marca por lá, conta com uma versão híbrida muito eficiente, possui boa capacidade de reboque e praticidade para o público que não precisa de um modelo maior.
O modelo 2025 foi apresentado trazendo melhorias que o público estava pedindo e desenho atualizado. Essas melhorias, junto do aumento na produção, deverá ajudar a manter o sucesso da Ford Maverick.
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Por fora, a principal mudança está na dianteira. O farol recebeu um corte na porção interna, seguindo o que vemos na Ranger, mas mantém o contorno arredondado. A barra que passava pelo centro da peça foi eliminada, deixando o visual mais limpo.
Cada versão da Ford Maverick 2025 terá um desenho exclusivo de grade, dando mais personalidade a eles. Na traseira as mudanças foram menores, tendo como destaque as lanternas redesenhadas.
Uma das críticas recorrentes do público norte-americano era sobre a Ford Maverick híbrida ter apenas tração dianteira. Quem desejava a tração nas quatro rodas tinha que levar o motor 2.0 EcoBoost, perdendo toda a economia de combustível do modelo eletrificado e pagando um preço mais alto.
A linha 2025 trouxe a opção de tração integral com o sistema híbrido. O powertrain é o mesmo, que combina o motor 2.5 aspirado a gasolina com um elétrico, totalizando 193 cv e 21,4 kgfm.
O câmbio eCVT, que usa engrenagens planetárias, usa uma caixa mais parruda e com saída para um cardã que envia a força para o eixo traseiro. Não é um híbrido com motor elétrico para cada eixo como está cada vez mais comum.
Esse sistema da Ford é mais simples, porém tem a desvantagem de afetar o consumo. Na metodologia EPA, a utilizada nos EUA, a Maverick híbrida AWD faz média de 17 km/l, conta os 17,8 km/l da versão 4×2. Ainda assim, é uma grande vantagem sobre os 10,6 km/l do modelo EcoBoost AWD.
A Ford Maverick híbrida AWD 2025 recebeu o pacote de opcionais que permite rebocar até 1.814 kg, o dobro da versão 4×2. Ele inclui ventoinha mais forte para o radiado, tomada de energia e controle para o freio do reboque. A capacidade de carga ainda é de 680 kg.
Sabe aquele “buraco” ao lado da central multimídia da Maverick que ninguém sabia a utilidade (nem a Ford)? Ele foi eliminado com a adoção da central Sync4, com tela de 13,2 polegadas no modelo 2025.
A nova geração do sistema multimídia da Ford, que estreou no Brasil com a nova Ranger, traz grandes melhorias como o espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, modem 5G, pode receber atualizações remotas e permite configurar mais funções do veículo.
O painel de instrumentos da Maverick 2025 agora é 100% digital, com uma tela de 8 polegadas. Agora todas as versões trazem o pacote ADAS Ford Co-Pilot360. As versões mais caras receberam faróis full-LED com projetores, mais eficientes que os anteriores com refletores.
Uma adição bem-vinda na lista de equipamentos é o sistema de câmeras com visão de 360°. A Ford desenvolveu isso para as grandalhona da Série F e trouxe para a Maverick.
O pacote off-road Tremor deixou de ser um opcional e virou uma versão. Ela fica no topo da gama, acima da Lariat. Seu principal destaque é trocar a tração integral mais simples pelo sistema do Bronco Sport, capaz de enviar mais força para as rodas traseiras e que possui bloqueio mecânico no diferencial traseiro. A suspensão também é mais alta e os pneus são de todo terreno.
Essas melhorias no interior e no pacote de equipamentos podem ajudar nas vendas da Maverick no Brasil. O modelo híbrido AWD não tem tanto apelo, foi um pedido das regiões dos EUA com muita neve.
Existe a possibilidade do modelo Tremor vir para cá, ele já foi flagrado rodando em testes. Será difícil a Ford incomodar a Fiat Toro e a Ram Rampage com essa Maverick atualizada, mas ela poderá conquistar novos clientes e fidelizar mais os atuais.
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Ouso dizer que este é, sem sombras de dúvidas, o melhor carro da categoria aqui no Brasil, mas infelizmente muitos de nós não estamos preparados para o assunto.
Preferimos carroças, muita firula e enfeites, e um outro detalhe, para uma grande parcela do público brasileiro, tem que ter “muito volume de vendas” para se determinar que se trata de um bom carro, infelizmente!