Mais uma baixa na linha Ford: Mondeo também vai sair de linha

Seguindo à risca a nova estratégia global de focar somente em SUVS e picapes, a Ford deixará de produzir outro sedã

ford mondeo europeu
Ford Mondeo segue no mercado europeu só até 2022 (Foto: Ford | Divulgação)
Por Andre Willis
*Estagiário sob supervisão
Publicado em 27/03/2021 às 14h00

O Mondeo está com dias contados, pois a Ford anunciou até a data em que ele deixará de ser produzido: março de 2022. O Mondeo se despedirá do mercado após uma trajetória de 28 anos, quatro gerações e 5 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

Em comunicado, a Ford fala sobre o futuro de sua fábrica em Valência, na Espanha, revelando que o sedã Mondeo será ‘reformulado’ a partir de março de 2022, por conta da alta demanda pelos SUVs. Entretanto, a empresa disse que os monovolumes Galaxy e S-Max continuarão a ser produzidos.

VEJA TAMBÉM

Fim de linha

Porém, sites especializados, como o Razão Automóvel, acreditam que em breve a Galaxy e a S-Max também sairão de linha. No lugar deles, a Ford deverá lançar um crossover.

A possibilidade de o sucessor do Mondeo ser um SUV também é alta, uma vez que a Ford pretende ter uma gama de utilitários esportivos elétricos a partir de 2030. Vale lembrar que outros modelos, como o sedã Fusion também saíram de linha globalmente devido à nova estratégia de mercado do fabricante.

História do Ford Mondeo

Lançado em 1993, o Ford Mondeo chegou na Europa para substituir o Sierra, apostando em linhas mais arredondadas e na tração dianteira (o Sierra ainda adotava tração traseira). Em 2014, o modelo passou a compartilhar da mesma plataforma do Fusion.

No Brasil

Em 1995, o Ford Mondeo desembarcou no Brasil, importado da Bélgica. O objetivo da Ford era que ele substituísse o Versailles, que sairia de linha em 1996 devido ao fim da Auto Latina. O modelo também chegou ao país com a carroceria staton-wagon.

ford mondeo 1997 02
Ford vendeu o Mondeo no Brasil por mais de uma década

Em 2006, o Ford Mondeo deixou de ser importado para o mercado brasileiro. Porém, continuou à venda normalmente na Europa, onde ainda é produzido. Por enquanto.

Fotos: Ford | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marco Antonio de Abreu 2 de julho de 2021

Rodrigo. Você já as viu tralhando no cais do porto, carregando saco? Não, pois elas não têm condições físicas para trabalhar lá. Agora voltemos aos automóveis, quantas campeãs você consegue citar em todas as categorias de corrida de automóveis em qualquer parte do planeta em que alguma delas foi campeã. E não se esqueça que corrida de automóvel, não é necessário ficar empurrando o veículo, mas apenas acelerar, frear, e girar o volante. Meu amigo, não é comentário boçal, mas simples visualização diária, Oftalmologista para você

Avatar
Pois e´. 28 de março de 2021

Tive um Fusion/Mondeo, excelente carro, fiquei 6 anos com ele, apenas óleo, filtros e pneus dianteiros. Muito confortável, uma pena ter saído de linha. Deixará saudades. Quanto ao pós venda da Ford por onde passei, PÉSSIMO seria elogio, fui enganado mesmo, trapaça na hora da revisão. Ford nunca mais.

Avatar
Marco Antonio de Abreu 27 de março de 2021

Por mim a Ford pode fechar as fábricas, as portas, por que convenhamos, só vai produzir carro para meninas que ganham um dinheiro e largam o Fiat Palio e pegam um Jeep compass, um Land Rover, isso quando não compram uma Pickup, por que ficam grandes e saem fazendo bobagens pois não tem noção do tamanho e saem se arrastando nos outros subindo calçada nas curvas e etc. Quem acabou com o prazer de ter um automóvel para ter essas coisas que andam foi a Hundai com aquela porcaria chamada Tucson e que só se via mulher com aquilo. Esses carros não sobem, não descem, não freiam, não fazem curva, bebem mais do que eu, atrapalham as vagas nas cidades, supermercados e shopping, Como sempre gostei dos carros Ford, estou procurando um Fusion pouco rodado, e ficar com ele uns 10 anos, pois aquilo é um automóvel, ou melhor, uma nave. O resto é carro. Façam um teste e vejam que 70% dessas coisas que andam são dirigidas por mulher.

Avatar
Fernando 28 de março de 2021

Comentário perfeito. Esses SUVs e pseudos SUVs andam mal, consomem mais, porta mala de um hacth de entrada, se entrar um pouco mais forte na curva, tomba…ocupam espaço desproporcional nas vagas de condomínio, shopping, mercado etc. E o pior de tudo, devido a essa doença chamada SUV, estão diminuindo drasticamente o número de carros de verdade à disposição do cliente. Estamos ficando da seguinte maneira: carro de entrada (geralmente aquelas tranqueiras tipo Mobi, kwid) e no próximo degrau SUV . Não há mais opções como Hatch médio, sedã médio etc

Avatar
André 28 de março de 2021

Boa!

Avatar
Dante 4 de abril de 2021

kkkkkkkk comentário perfeito!!! Eu tenho um focus Titanium fast back e atesto q é uma nave… entra em curva como se estivesse no trilho, dirigibilidade fenômenal, anda muito… não troco por porcaria de SUV nem a pau (o medo é só o Powershift bugar kkkkk)

Avatar
Rodrigo 2 de julho de 2021

2021 meu caro, você está em 2021 com um discurso bossal sobre mulheres ao volante…. acorda!

Avatar
Deixe um comentário