Ford quase mudou seu logotipo e o resultado ficaria bastante curioso
Paul Rand, renomado design gráfico que criou a logomarca da IBM, foi o responsável pela 'quase nova' identidade da montadora
Paul Rand, renomado design gráfico que criou a logomarca da IBM, foi o responsável pela 'quase nova' identidade da montadora
O ano é 1966 e a Ford estava pensando em redesenhar seu famoso logotipo do oval azul. Para manter a essência do tão conhecido desenho, a empresa norte-americana decidiu acionar o famoso Paul Rand para atualizar sua logo. Rand foi um designer gráfico de sucesso nos EUA, tendo desenhado o icônico logotipo da empresa de informática IBM, da rede de televisão ABC, entre outros.
A inspiração de Paul Rand foi a tendência moderna e elegante dos anos 60, aplicando linhas ornamentais no novo logotipo que a Ford queria na época.
VEJA TAMBÉM
Em março de 1966, Rand apresentou sua proposta do redesign para os executivos da Ford. A ideia do designer era a atualização da imagem da Ford, que ele acreditava ser “incongruente em relação ao seu ambiente no tempo”.
Para ele, “a melhoria no design do logotipo faria uma mudança significativa no estilo enquanto retinha características de identificação significativas da marca da casa antiga.”
As atualizações estavam associadas a função, velocidade e eficiência e representariam melhor o que a Ford fez na indústria automobilística até o momento.
O novo desenho da logo da Ford teve a parte superior e inferior do oval achatados por Paul Rand. A moldura ao redor do oval também foi integrada como uma extensão da escrita ‘Ford’, que contorna o texto.
Rand também ilustrou exemplos do novo logotipo em uso na sinalização de concessionárias, artigos de papelaria, anúncios e edifícios.
Um site dedicado ao trabalho de Paul Rand para a Ford foi criado, onde hospeda todo o conteúdo da proposta da mudança do logotipo da empresa. Entre alguns argumentos de Rand:
“A marca da Ford Motor Company deve refletir a autoridade e a confiança que a empresa e seus produtos merecem. Deve parecer funcional e deve ser funcional. Não deve ser caracterizada por redemoinhos melodramáticos e floreios teatrais, mas por um franco e despretensioso, simplicidade quase desarmante, alcançada por meio de relações geométricas e ordenadas com linhas e formas simples, mensuráveis e administráveis; e que refletem a precisão das máquinas que ajudam a identificar, deve sugerir força, velocidade, eficiência e utilidade. Seja claro e conciso, com uma espécie de beleza e precisão que flui não da pena, mas do compasso e da caneta reguladora. Ela será, então, parte integrante do design da máquina, em vez de decalcomania decorativo. “
Entretanto, a Ford não aprovou o conceito da mudança proposto por Rand e seguiu usando o icônico oval azul em seus automóveis.
Fotos Reprodução | Arquivo Paul Rand
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Ainda bem que não mudaram – certas tradições devem permanecer!
O LOGOTIPO ATUAL É MUITO BONITO!!!!!!!!!
“Deve parecer funcional e deve ser funcional. Não deve ser caracterizada por redemoinhos melodramáticos e floreios teatrais, mas por um franco e despretensioso, simplicidade quase desarmante, alcançada por meio de relações geométricas e ordenadas com linhas e formas simples, mensuráveis e administráveis; e que refletem a precisão das máquinas que ajudam a identificar, deve sugerir força, velocidade, eficiência e utilidade”. Ele só não observou uma coisa: para aqueles que são capazes de pagar por algo mais do que elas valem (os amantes e puristas), o automóvel não é uma coisa que se usa, mas se ama. Era assim nos anos 60, e assim será para sempre. Dai percebemos o quanto este design estava (está) fora do contexto. Henry Ford II foi feliz nessa sua decisão (dentre tantas outras).
Não sei se só eu tenho a mente poluída, mas eu vejo um cara de 4 e o F enrabanso ele. Alguém aí tbm tem a mente suja? Hehehe
O F está carcando num cadeirante q está com as mãos no chão e pagando um pra outro cadeirante do lado oposto.
Marketeiro brasileiro é que tem a mania de mudar logo de empresa. Logotipo consagrado, como GE, Coca Cola, Ford, etc. é intocável, é como a bandeira de um país… Imaginaram se cada novo presidente mudasse a bandeira de seu país? Pois aqui no Brasil, cada novo diretor de marketing , a primeira coisa que faz é mudar o logo da empresa (e todas as embalagens de todos os produtos). Com essa ‘brincadeira’ passa dois ou três anos com o ‘emprego garantido’ e gera um enorme custo desnecessário para a empresa… depois disso, como nada fez de útil, é despedido da empresa. Mas entra um novo e… muda tudo de novo…
pois é…falando em “presidente mudar a bandeira” em meados dos anos 80 um presidente poeta sugeriu mudar a nossa ou pelo menos o lema “Ordem e Progesso”… como não conseguiu passou a usar a frase “deus seja louvado” nas cédulas de dinheiro…
Orivel feio demais vai acabar com o destaque do embrema ford. Quando trocar novamente a minha ranger se tiver esse orivel embrema ford não quero.
Ficou bem condizente com os logos da época, foi uma pena não aprovarem.
Como designer gráfico admiro o trabalho do Paul Rand e fico feliz em ver essa matéria aqui no Autopapo.
Tem muitos erros nessa logo, como quebra de leitura (espaço vazio entre as letras) e a bolinha disfuncional no d que sugere outras coisas… a Ford devia fazer um F estilizado dentro de uma forma geometrica (talvez o oval mesmo) ou solta e cromada sobre a grade preta dos automoveis… sou designer grafico, essa marca está muito industrial e sem charme. Mas a classica Ford de fato precisa de atualização e modernidade, algo necessário para o péssimo momento da Ford mundial, pelo menos aqui no Brasil, acabou. E olha q eu amo a Ford.