Ford Mustang GTD supera o próprio recorde em Nürburgring

O primeiro carro americano a percorrer o circuito em menos de 7 minutos conseguiu subir ainda mais nas lista dos mais rápidos

Ford Mustang GTD Nurburgring 2
Está é a variante mais potente da história dos Mustang (Foto: Ford | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 19/05/2025 às 11h44

No fim de 2024 o Ford Mustang GTD sagrou-se o primeiro carro americano a bater um tempo inferior a 7 segundos no circuito de Nürburgring, que por sua complexidade também é conhecido como “inferno verde”. Em 2025 a divisão esportiva da Ford não parou e com uma série de ajustes no Mustang mais potente já criado, ela bateu novamente o marco e desta vez quebrou o próprio recorde.

VEJA TAMBÉM:

O Ford Mustang GTD baixou seu tempo em 5,5 segundos, chegando assim a marca de 6 minutos e 52,072 segundos. Com isso o esportivo subiu do sexto para o quarto lugar no ranking de carros esportivos de produção no circuito alemão.

Até Abril o carro americano detinha a quinta posição, mas foi superado pela alemã Porsche, com seu 911 GT3. Nessa “revanche” de maio o estadunidense levou a melhor em cima do modelo e ainda por cima de duas variantes.

Após o feito, a fabricante estadunidense afirmou que a versão final do GTD, que começa a ser produzida neste trimestre, chegará aos clientes ainda melhor que o esperado.

Ford Mustang GTD Nurburgring 3

Tirar 5,5 segundos de uma volta em Nürburgring é uma grande conquista. Em termos práticos, após uma volta no circuito de 20,7 km essa vantagem significa estar mais de 1.290 m à frente. E o fato de a equipe ter feito isso na nossa segunda tentativa com tempo bom vai além de uma conquista incremental”, diz Greg Goodall, engenheiro-chefe do programa Mustang GTD.

A equipe passou os últimos meses analisando onde poderia melhorar o desempenho. As mudanças realizadas incluem um ajuste de chassi revisado, com maior rigidez torcional, hardware e alinhamento de suspensão atualizados para uma dirigibilidade mais precisa, ajustes aerodinâmicos para melhorar a downforce, calibração do trem de força, comportamento revisado do ABS e do controle de tração e um novo desenvolvimento dos amortecedores com válvula ativa.

Essas mudanças foram feitas após uma revisão segundo a segundo da prova realizada em agosto em Nürburgring. Elas foram introduzidas primeiro no simulador e depois quando a equipe retornou ao circuito para realizar o seu segundo teste na pista, em abril.

Ford Mustang GTD Nurburgring 1

Recordes de carros esportivos em Nürburgring

Colocação Tempo de volta Veículo Motorista Data
6:43.300 Kit de desempenho Porsche 991 GT2 RS Manthey Lars Kern 14.06.2021
6:48.047 Mercedes-AMG GT Black Series Maro Engel 04.11.2020
6:49.328 Porsche 911 GT3 RS Jörg Bergmeister 05.10.2022
6:52.072 Ford Mustang GTD Dirk Müller 09.04.2025
6:55.737 Kit de desempenho Porsche 911 GT3 Manthey Kevin Estre 21.04.2022
6:56.294 Porsche 911 GT3 Jörg Bergmeister 08.04.2025
6:57.685 Ford Mustang GTD Dirk Müller 07.08.2024
6:59.930 Porsche 911 GT3 Lars Kern 15.09.2020
7:03.121 Kit Porsche 718 GT4 RS Manthey Jörg Bergmeister 09.05.2023
10º 7:09.300 Porsche 718 Cayman GT4 RS Jörg Bergmeister 17.09.2021

Ford Mustang GTD

Baseado no Mustang GT3, o GTD traz um motor V8 5.2 com supercharger e cárter seco, capaz de atingir até 815 cv. Ele combina um câmbio de dupla embreagem de 8 marchas no eixo traseiro.

Sua carroceria usa fibra de carbono em componentes como capô, teto e para-lamas, enquanto o eixo cardã também adota o material. A suspensão ativa, inspirada no Ford GT, ajusta a altura do carro, oferecendo precisão máxima.

O modelo possui rodas de alumínio forjado ou magnésio como opcional, com pneus largos de 345 mm atrás e 325 mm na frente. É um carro de dois lugares, com componentes de titânio reciclados de caças F-22 Raptor no interior, como as borboletas do câmbio e o seletor giratório.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário