Famoso fabricante de escapamentos esportivos criou um simulador de som de motor para os donos do elétrico fazer uma transição mais suave
O Fato do primeiro carro projetado para ser elétrico da Ford se chamar Mustang Mach-E foi um tapa na cara dos puristas. Ainda mais se for levar em conta que ele é um SUV de quatro portas, e não um cupê baixo e largo como manda o figurino.
Apesar de toda essa celeuma do nome, o Mustang Mach-E não deixa de ser um bom elétrico esportivo: acelera forte e tem bom comportamento dinâmico. Só falta fazer uma coisa que o irmão a gasolina faz, que é ter um ronco de V8.
@collectorcarnetwork Botla Exhaust on a Mach E sound #ford #mustang #mache #evsound #sema #carvideos #borla #ev
VEJA TAMBÉM:
Isso foi resolvido por ninguém menos que a Borla, tradicional fabricante de escapamentos esportivos. Ela lançou um acessório que consiste em dois alto-falantes instalados atrás do para-choque traseiro.
O motorista pode selecionar através de um controle qual som quer emitir e o volume. As opções são todas de V8s norte-americanos: o 5.0 Coyote aspirado ou o 5.2 com supercharger da Ford; o 6.2 da Chevrolet; ou o 6.4 da Dodge.
O acessório já está no mercado há alguns meses e atraiu alguns donos do Ford Mustang Mach-E que sentiram falta do ronco no elétrico. Segundo o portal The Drive, as opiniões foram divididas.
Um usuário disse que gostou, mas a parte favorita dele é desligar o sistema em rodovias. Quem já dirigiu carro com escape barulhento sabe que nessas horas o som alto e constante acaba incomodando.
Outro elogiou as alternativas existentes. Com o seu Mustang a gasolina preparado pela Saleen, os vizinhos já sabiam que era ele chegando à noite. Agora, com o Mach-E, ele alterna o som.
Outro elogio dado é que alerta os pedestres melhor que o som artificial original do carro. Uma preocupação que até virou projeto de lei no Brasil.
Os comentários negativos têm em comum a acusação de ser poluição sonora, que incomoda terceiros assim como motos com escape modificado. Os elétricos, como o Mach-E, traziam a vantagem de deixar as ruas mais silenciosas.
Já que o som de motor falso serve apenas para o motorista manter o saudosismo sob controle, o ideal seria que os alto-falantes ficassem no interior. Assim ele matava a saudades do V8 sem transformar o seu Mach-E num incômodo.
O próximo ícone norte-americano a virar elétrico é o Dodge Charger, que voltará com o sobrenome Daytona, em carroceria cupê e 100% elétrico. Ele já roda em testes e está com o lançamento próximo.
A Dodge, que lucrou muitos nos últimos anos com carros datados, baratos e equipados com motor V8, anunciou que seus elétrico será barulhento. Quando o Charger Dayton foi apresentado como conceito, executivos da marca disseram que ele fará um barulho sem igual e bastante alto.
Esse som será sintético, assim como o do acessório feito pela Borla para o Mustang Mach-E. Ele será uma mistura da cadência do motor V8 Hemi com um grito adiciona às altas rotações.
A solução pode agradar às crianças com mais de 18 anos que curtem seus muscle cars pelo som alto do V8 e querem continuar fazendo barulho nas ruas. Porém quem está no entorno provavelmente vai considerar um incômodo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Boa noite, tenho um Mustang Mach – E
onde posso fazer a compra um equipamento destes?
em Portugal