Ford Mustang Mach-E ganha som de motor falso da Borla
Famoso fabricante de escapamentos esportivos criou um simulador de som de motor para os donos do elétrico fazer uma transição mais suave
Famoso fabricante de escapamentos esportivos criou um simulador de som de motor para os donos do elétrico fazer uma transição mais suave
O Fato do primeiro carro projetado para ser elétrico da Ford se chamar Mustang Mach-E foi um tapa na cara dos puristas. Ainda mais se for levar em conta que ele é um SUV de quatro portas, e não um cupê baixo e largo como manda o figurino.
Apesar de toda essa celeuma do nome, o Mustang Mach-E não deixa de ser um bom elétrico esportivo: acelera forte e tem bom comportamento dinâmico. Só falta fazer uma coisa que o irmão a gasolina faz, que é ter um ronco de V8.
@collectorcarnetwork Botla Exhaust on a Mach E sound #ford #mustang #mache #evsound #sema #carvideos #borla #ev
VEJA TAMBÉM:
Isso foi resolvido por ninguém menos que a Borla, tradicional fabricante de escapamentos esportivos. Ela lançou um acessório que consiste em dois alto-falantes instalados atrás do para-choque traseiro.
O motorista pode selecionar através de um controle qual som quer emitir e o volume. As opções são todas de V8s norte-americanos: o 5.0 Coyote aspirado ou o 5.2 com supercharger da Ford; o 6.2 da Chevrolet; ou o 6.4 da Dodge.
O acessório já está no mercado há alguns meses e atraiu alguns donos do Ford Mustang Mach-E que sentiram falta do ronco no elétrico. Segundo o portal The Drive, as opiniões foram divididas.
Um usuário disse que gostou, mas a parte favorita dele é desligar o sistema em rodovias. Quem já dirigiu carro com escape barulhento sabe que nessas horas o som alto e constante acaba incomodando.
Outro elogiou as alternativas existentes. Com o seu Mustang a gasolina preparado pela Saleen, os vizinhos já sabiam que era ele chegando à noite. Agora, com o Mach-E, ele alterna o som.
Outro elogio dado é que alerta os pedestres melhor que o som artificial original do carro. Uma preocupação que até virou projeto de lei no Brasil.
Os comentários negativos têm em comum a acusação de ser poluição sonora, que incomoda terceiros assim como motos com escape modificado. Os elétricos, como o Mach-E, traziam a vantagem de deixar as ruas mais silenciosas.
Já que o som de motor falso serve apenas para o motorista manter o saudosismo sob controle, o ideal seria que os alto-falantes ficassem no interior. Assim ele matava a saudades do V8 sem transformar o seu Mach-E num incômodo.
O próximo ícone norte-americano a virar elétrico é o Dodge Charger, que voltará com o sobrenome Daytona, em carroceria cupê e 100% elétrico. Ele já roda em testes e está com o lançamento próximo.
A Dodge, que lucrou muitos nos últimos anos com carros datados, baratos e equipados com motor V8, anunciou que seus elétrico será barulhento. Quando o Charger Dayton foi apresentado como conceito, executivos da marca disseram que ele fará um barulho sem igual e bastante alto.
Esse som será sintético, assim como o do acessório feito pela Borla para o Mustang Mach-E. Ele será uma mistura da cadência do motor V8 Hemi com um grito adiciona às altas rotações.
A solução pode agradar às crianças com mais de 18 anos que curtem seus muscle cars pelo som alto do V8 e querem continuar fazendo barulho nas ruas. Porém quem está no entorno provavelmente vai considerar um incômodo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |