Após matar seus compactos, marca volta atrás e recorre à rival Renault para criar sucessor elétrico popular; veja previsão de estreia
Em um movimento para reconquistar o mercado de entrada, a Ford avalia ressuscitar um de seus nomes mais emblemáticos: o Fiesta. A montadora trabalha no desenvolvimento de dois novos compactos elétricos, previstos para 2028, que utilizarão a plataforma Ampere da Renault. A estratégia marca uma mudança de rota após a empresa ter abandonado o segmento de carros populares.
A descontinuação global do Fiesta e do Focus gerou um vácuo no portfólio da marca, reduzindo significativamente sua presença na Europa e em mercados onde hatches ainda possuem forte relevância comercial.
VEJA TAMBÉM:
A colaboração com a Renault permitirá à Ford o acesso à arquitetura já utilizada no novo Renault 5 e no esportivo Alpine A290. O acordo prevê que os veículos sejam desenhados pela equipe da Ford, preservando a identidade visual americana, mas produzidos pela montadora francesa em suas instalações no norte da França.
Essa sinergia é a resposta da Ford à pressão por veículos acessíveis. Com a desaceleração da demanda por elétricos de luxo e a invasão de modelos chineses baratos, a marca identificou que consumidores continuam buscando opções simples, econômicas e eficientes — exatamente o nicho que o Fiesta ocupava.
Embora o retorno do nome “Fiesta” seja o mais cotado devido à força da marca, ainda há dúvidas sobre o formato da carroceria. A Ford tem adotado uma estratégia polêmica de batizar SUVs elétricos com nomes de cupês históricos, como fez com o Mustang Mach-E, o Puma e, mais recentemente, o Capri.
Analistas apontam que, com rumores de que o Focus também pode retornar transformado em um SUV, existe a possibilidade de o novo Fiesta seguir o mesmo caminho, distanciando-se do hatch original. Contudo, a base da Renault favorece a criação de um compacto urbano genuíno, o que seria crucial para competir em preço e volume.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|