Ford Ranger atingida por um raio ficou destruida: entenda o motivo
Vídeo que circulou nas redes sociais nos últimos dias mostrou a parte frontal da Ford Ranger completamente destruída por um incêndio provocado pelo raio
Vídeo que circulou nas redes sociais nos últimos dias mostrou a parte frontal da Ford Ranger completamente destruída por um incêndio provocado pelo raio
Nos últimos dias circulou nas redes sociais o vídeo de uma Ford Ranger, com interior totalmente destruído, após ter sido atingida por um raio na BR-020 entre os municípios de Simolândia e Posse, no interior de Goiás. As imagens causaram muitas dúvidas dos internautas, que desde sempre ouviram que o carro supostamente seria o lugar mais seguro contra os raios durante uma tempestade.
Felizmente o motorista do Ford Ranger saiu ileso. Segundo mecânicos que prestaram socorro ao motorista, ele teria dito que fechou os vidros para evitar que as chamas se alastrassem e deixou que o esgotamento do oxigênio interrompesse o fogo. Apesar de as labaredas não terem consumidor a picape por interior, o painel e parte da forração foram totalmente destruídas.
Confira o vídeo:
⚡CARGA ELÉTRICA | Uma caminhonete Ford Ranger foi filmada com o interior totalmente derretido após ser atingida por um raio na BR-020, entre Simolândia e Posse, na 6ª feira (20).
Apesar do susto, o motorista não se feriu. 🧶 pic.twitter.com/kr1nOYmXeD
— Folha Z (@FolhaZ) January 23, 2023
VEJA TAMBÉM:
Apesar do vídeo ser chocante por mostrar a parte frontal da picape completamente destruída, estar dentro de um carro sem duvidas é um dos locais mais seguros para ficar durante tempestades de raios. Mas não é por causa dos pneus serem feitos de borracha, o material isolante não é tão efetivo quando a eletricidade que vem do céu.
Conforme foi mostrado pelo programa britânico Top Gear, um carro moderno funciona como uma Gaiola de Faraday. Isso significa que a carroceria direciona a descarga elétrica em volta dos passageiros e os mantém em segurança. O carro pode sair sem danos ou pode sofrer danos da parte elétrica, como foi o caso da Ford Ranger do vídeo.
A conclusão é que a carga vai, sim, percorrer a carroceria. Mas também alcançará a parte elétrica do veículo e, aí sim, levará a um incêndio. Mas convenhamos que é mais fácil escapar de um foco de incêndio.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |