Ford já capotou mas segue na briga pelo Rally Dakar
A fabricante estadunidense avança pelo terceiro lugar geral, mesmo com um para-brisas a menos e um capotamento na conta
A fabricante estadunidense avança pelo terceiro lugar geral, mesmo com um para-brisas a menos e um capotamento na conta
A Ford é uma das equipes que brigam pelo título do Rally Dakar, que acabou de encerrar sua primeira semana de provas. Ela se já se gabou de seus bons resultados na competição, mesmo com alguns imprevistos como o capotamento de Carlos Sainz ela reafirma que sua Ford Raptor T1+ tem chances na corrida.
VEJA TAMBÉM:
Em comunicado, a estadunidense afirmou que se mantém na disputa com os pilotos Mattias Ekström e o navegador Emil Bergkvist no terceiro lugar geral e Mitch Guthrie Jr. e Kellon Walch em quinto.
A marca afirma que a edição de 2025 do Rally Dakar, na Arábia Saudita, tem sido particularmente desgastante. Em um dos lances mais comentados do rali, o tetracampeão e atual campeão Carlos Sainz sofreu uma capotagem na etapa 48h Chrono e conseguiu chegar ao final, mesmo sem para-brisa e partes da carenagem.
Ekström manteve um ritmo forte e competitivo desde o início, ficando em segundo lugar no Prólogo e na sétima etapa. Guthrie subiu constantemente na classificação da categoria Ultimate T1+ e, com o terceiro lugar na sétima etapa, assumiu a quinta posição no geral.
Ainda faltam cinco etapas até o fim do Rally Dakar e a final acontece na sexta-feira (17).
O modelo utilizado pela marca em Dakar foi apresentado ao público durante o Festival de Velocidade de Goodwood 2024 Na ocasião a Ford Ford Raptor T1+ se destacou por chegar com o motor do seu aclamado esportivo Mustang.
Segundo a própria fabricante, a Ford Raptor T1+ reúne o que a Ford Performance tem de melhor em termos de design e capacidade off-road. Ela é equipada com suspensão avançada, independente na dianteira e na traseira, amortecedores Fox ajustáveis, rodas de alumínio de 17×8,5 polegadas, pneus de 37 polegadas e freios de seis pistões com discos ventilados de 355 mm. O curso das rodas é de até 350 mm.
Seu motor V8 5.0 é baseado no Coyote, o mesmo que equipa os Mustang convencionais, porém usa um sistema exclusivo de cárter seco e escapamento especial com alta potência e torque para enfrentar terrenos acidentados.
A Ford Raptor T1+ ainda possui estrutura de aço T45 e painéis de fibra de carbono, incluindo grade dianteira com o nome Ford em destaque. Além de bitola larga para maior estabilidade off-road, de 2.300 mm, ela tem distância entre o solo e o assoalho de 400 mm, ângulo de ataque superior a 70° e peso mínimo de 2.010 kg.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |