Ford vende fábrica de motores de Taubaté, fechada no ano passado
Multinacional anunciou a negociação da unidade industrial por meio de nota; compradora é empresa do ramo imobiliário
Multinacional anunciou a negociação da unidade industrial por meio de nota; compradora é empresa do ramo imobiliário
A Ford comunicou nesta quarta-feira (18), por meio de uma breve nota destinada à imprensa, a a assinatura de um compromisso de compra e venda da fábrica de motores localizada em Taubaté (SP). A unidade está fechada desde o ano passado, quando a multinacional encerrou todas as atividades industriais no Brasil, passando a atuar apenas como importadora. De acordo com o comunicado, a compradora do complexo é a São José Desenvolvimento Imobiliário.
VEJA TAMBÉM:
Com a assinatura do compromisso, começa um processo de diligência conjunta. A concretização do negócio depende também da aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Ainda de acordo com a Ford, todo o processo da venda da fábrica de Taubaté deverá ser completado no prazo de 60 a 90 dias.
A fábrica da Ford em Taubaté foi inaugurada em 1974: desde aquele ano até o fechamento, forneceu motores e transmissões para automóveis produzidos no Brasil e também em outros países da América do Sul. O fechamento da unidade causou a demissão de aproximadamente 500 funcionários; no total, o fim das atividades industriais da empresa extinguiu cerca de 5.000 postos diretos de trabalho.
Vale lembrar que, em 2020, a Ford havia vendido a fábrica de São Bernardo do Campo (SP), fechada em outubro de 2019. A compradora também foi a São José Desenvolvimento Imobiliário. A multinacional ainda tem duas unidades industriais no Brasil, ambas fora de operação: em Camaçari (BA) e em Horizonte (CE); essa última abrigava a produção dos jipes Troller.
Por que a Ford fechou todas as suas fábricas no Brasil? Boris Feldman explica em vídeo!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |