Petrobras aposta em frentistas blogueirinhos

Autenticidade e engajamento são os pilares da campanha #SóVemQueEuPosto da Petrobras, que busca usar os frentistas como influenciadores

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Frentistas agora podem ganhar por compartilhar seu dia a dia nos Postos Petrobras (Foto: Petrobras | Divulgação)
Por Tom Schuenk
Publicado em 07/08/2025 às 16h00

A nova estratégia de marketing dos Postos Petrobras envolve a campanha #SóVemQueEuPosto. Sob a gestão da Vibra, a campanha busca transformar os frentistas, gerentes de pista e atendentes em criadores de conteúdo para a marca. A agência PROS idealizou a ação e mudou a forma como a marca se comunica, com foco na autenticidade do time que está na linha de frente.

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Autenticidade e engajamento do público

A campanha aposta no “marketing de influência”, mas, ao invés de trazer grandes influenciadores, os próprios colaboradores da empresa irão assumir esse cargo. A ideia é aproveitar o conhecimento prático e a credibilidade dos frentistas, que lidam com os clientes no dia a dia e conhecem os produtos e serviços na prática.

A campanha se baseia na prática de User Generated Content (UGC), mas com um formato estruturado e recompensador.

A empresa envia missões aos frentistas, que devem criar vídeos sobre campanhas da marca e recebem remuneração conforme o desempenho dos conteúdos. Ou seja, quanto maior o alcance, maior a recompensa.

SoVemQueEuPosto

Promoção #VemProJogo

A primeira missão será divulgar a promoção #VemProJogo, que premia consumidores com viagens para acompanhar seus clubes favoritos, além de brindes instantâneos. Os frentistas que criarem conteúdos com mais engajamento terão acesso a recompensas progressivas, gerando uma espécie de “ranking” de desempenho.

Apoio, estrutura e inspiração para os colaboradores O objetivo é criar uma rede colaborativa entre os frentistas, valorizando suas histórias e ampliando o alcance da campanha. Para garantir engajamento e qualidade dos conteúdos, a campanha conta com:

  • Um squad de influenciadores convidados, como o ex-jogador Zé Roberto.
  • A campanha oferece plataformas de suporte, como grupos no WhatsApp e Facebook, além de um hub oficial que lança as missões.

A iniciativa dos Postos Petrobras acompanha uma tendência atual no marketing: valorizar a autenticidade das vozes reais que vivem o dia a dia da marca. Ao tentar transformar colaboradores em influenciadores, as empresas ganham visibilidade orgânica, geram engajamento mais genuíno e reforçam o vínculo entre marca e consumidor por meio de conteúdos reais e espontâneos.

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