HR-V e T-Cross lideram alta de furtos e roubos de SUVs em SP

Honda HR-V, Volkswagen T-Cross e o Jeep Renegade são os SUVs mais visados pelos bandidos que atacam o estado paulista

roubo furto suvs
O aumento da frota e o valor das peças motiva os criminosos (Foto: Internet | Reprodução)
Por Lucas Silvério
Publicado em 15/07/2022 às 10h03

Com o aumento e a popularidade dos SUVs, os furtos e roubos aos utilitários também subiram. Segundo uma análise do Boletim Econômico Tracker-Fecap, com base no banco de dados da Secretaria de Segurança Pública, o estado de São Paulo teve um crescimento significativo nestes tipos de crimes.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Entre janeiro e abril de 2022 foram registrados 714 furtos de SUVs, um aumento de 213,16%, e 542 roubos, uma crescente de 77,12%. A comparação é em relação ao mesmo período do ano passado.

VEJA TAMBÉM:

Os automóveis que lideram o ranking de furtos e roubos são o Honda HR-V (201 furtos e roubos e um aumento de 224,19% nas ocorrências), o Volkswagen T-Cross (171 furtos e roubos e crescente de 235,29% nos registros) e o Jeep Renegade (161 furtos e roubos e aumento de 75% nos dados).

“Chama a atenção o aumento de ocorrências envolvendo o Volkswagen T-Cross, com alta de 235,29% nas ocorrências em um ano (51 boletins registrados no primeiro quadrimestre de 2021 e 171 registros entre janeiro e abril de 2022). Analisando os números de ocorrência do T-Cross em relação à sua frota no estado de São Paulo, observa-se que no primeiro quadrimestre de 2021, os roubos e furtos deste SUV representavam 0,11% do total da frota, enquanto no primeiro quadrimestre de 2022, esse percentual subiu para 0,27%. Ou seja, comprovadamente, houve um aumento no número de ocorrências, o que sugere um interesse maior dos bandidos pelo SUV da Volkswagen”, afirma o pesquisador em economia do crime da Fecap, Erivaldo Costa Vieira.

O aumento dos registros desses tipos de crimes está ligado ao crescimento da frota dos SUVs. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em abril de 2022 os Esportivos Utilitários eram 45,14% dos automóveis emplacados no Brasil, 3,08% a mais que em 2021.

Segundo o coordenador do Comando de Operações do Grupo Tracker, Vitor Corrêa, este veículos também são mais visados por serem mais caros e possuírem grande valor no mercado ilegal de carros. O aumento da frota amplia o mercado destes criminosos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Roberto Henry Ebelt 15 de julho de 2022

O maior interesse da bandidagem pelo T Cross seria porque ele estraga mais e suas peças são mais procuradas?

Avatar
Deixe um comentário