Garagem VW reúne mais de meio século de clássicos
Volkswagen amplia seu museu em São Bernardo do Campo, com modelos históricos que vai da primeira Kombi e até o Gol Last Edition
Volkswagen amplia seu museu em São Bernardo do Campo, com modelos históricos que vai da primeira Kombi e até o Gol Last Edition
A Volkswagen resolveu expandir seu museu do automóvel no Brasil. A marca alemã inaugurou seu novo espaço na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). O salão reúne mais de 58 automóveis, com o emblema da bolacha, que contam os quase 70 anos de operações da Volks no Brasil.
A Garagem VW abriu suas portas em 2019 com 22 carros. Com a ampliação, são quase 1,5 mil metros quadrados na Ala 5 do complexo industrial.
VEJA TAMBÉM:
Ao todo, a coleção da Volks conta com mais de 100 automóveis, que vão de modelos de produção a projetos especiais. O acervo é separado por temas, com direito a uma ala exclusiva para a Kombi. Outra para modelos da família Fusca, como “Zé do Caixão”, Brasília, TL e SP2. Ou seja, modelos com motor refrigerado a ar e montagem traseira.
Há também um espaço para os produtos da Autolatina, como Logus, Pointer e Apollo, assim como outros modelos “trágicos” como o primeiro Gol, que vinha equipado com motor do Fusca e não agradou ninguém.
E por falar em Fusca, o carro mais popular do mundo tem um cantinho especial, com diferentes unidades do besouro, como uma raríssima unidade conversível, que foi encomenda a uma parceira da Volks para celebrar o retorno do Fusca em 1993, a pedido do então presidente da república, Itamar Franco.
A Garagem VW também tem uma ala para modelos esportivos, com direito a modelos como Pointer GTI e o poderoso Golf VR6. Mas a cereja do bolo é Gol GTI, que até hoje é um dos carros mais desejados pelos fãs da marca alemã. O mais recente integrante do museu é o Gol Last Edition, edição de despedida que marca o fim de uma trajetória de 42 anos do velho guerreiro.
Todos esses carros juntos é um deleite não apenas para fãs da VW, ou entusiastas, mas para qualquer um visite o acervo. No entanto, a parte chata é que a Garagem VW, por hora, não é aberta ao público. Segundo a Volkswagen, a visitação é permitida para convidados e funcionários da Volks.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |