Gasolina com chumbo reduziu QI de crianças nos EUA, revela estudo
Geração que nasceu entre 1966 e 1970 teria perdido, em média, 5,9 pontos de QI por causa da inalação da neurotoxina
Geração que nasceu entre 1966 e 1970 teria perdido, em média, 5,9 pontos de QI por causa da inalação da neurotoxina
Você sabe o que é chumbo tetraetila? Trata-se de um elemento adicionado à gasolina, com o objetivo de aumentar a octanagem. O problema é que esse metal é tóxico: quando queimado junto com o combustível, libera partículas de chumbo no ar, que estão ligadas ao câncer, a doenças pulmonares e até a derrames cerebrais. E um estudo recente indica há também relação com a perda de inteligência em crianças.
A pesquisa, realizada pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (NAS), indica que crianças expostas à queima da gasolina com chumbo durante a primeira infância sofreram redução de QI. O estudo indica que a geração que nasceu entre 1966 e 1970 perdeu, em média, 5,9 pontos de QI por causa da inalação da neurotoxina.
VEJA TAMBÉM:
Nos Estados Unidos, o chumbo tetraetila começou a ser eliminado da gasolina no começo da década de 1980. Em 1996, a venda de combustíveis com esse elemento foi definitivamente proibida. Porém, crianças nascidas naquele ano ainda teriam sofrido os efeitos da neurotixina: o estudo do NAS indica uma perda média de 2,6 pontos de QI.
A boa notícia é que, no Brasil, os danos à população foram possivelmente menores. Isso porque a proibição do chumbo tetraetila à gasolina vendida no país ocorreu em 1992. E, como a frota nacional de veículos sempre foi substancialmente menor que a estadunidense, a emissão do metal à atmosfera também ocorreu em níveis menores.
No lugar do chumbo, o Brasil passou a adicionar etanol à gasolina, para permitir níveis adequados de octanagem. Só em 2021 o metal foi banido em nível mundial. Antes disso, permaneceu, durante cerca de um século, causando problemas de saúde e ambientais, já que também contaminou o solo, a água e a vegetação.
Gasolina brasileira está entre as melhores do mundo? Boris Feldman explica!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |