Geely desenvolve baterias para carros elétricos que duram 1 milhão de km
Essa nova tecnologia é mais compacta, tem longevidade de 1 milhão de km e permite também realizar cargas mais rápidas
Essa nova tecnologia é mais compacta, tem longevidade de 1 milhão de km e permite também realizar cargas mais rápidas
A Geely, montadora chinesa que é dona da Volvo, revelou sua nova tecnologia de baterias para carros elétricos. Ela promete ser mais compacta, mais segura contra incêndios, ter maior durabilidade, poder receber maior ciclo de cargas e ser mais eficiente em baixas temperaturas que as tecnologias atuais.
Sua composição é de lítio ferro fosfato, assim como a Blade da BYD. Sua construção também é em lâminas, porém a Geely desenvolveu um diafragma melhorado que melhora a densidade energética e a segurança.
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Essa bateria para carros elétricos também usa material do eletrodo dopado com múltiplos elementos, para reduzir as reações químicas em seu interior. A Geely diz que isso é o segredo para a longevidade, essas reações são consideradas por ela como o maior inimigo das baterias atuais.
Os dados divulgados impressionam: é capaz de receber 3.500 cargas em seu ciclo de vidas, o que é equivalente a 1 milhão de quilômetros rodados. A Geely diz que isso irá aumentar a durabilidade dos carros e evitar a depreciação dos usados no mercados.
Outra informação relevante aos consumidores é o tempo de recarga. A tradicional carga rápida de 10 a 80% caiu de 26 minutos para 17 minutos e 4 segundos quando comparada com a Blade tradicional.
O tamanho compacto desse pacote de baterias permite o melhor aproveitamento de espaço em um carro. Ou então ter autonomia maior com a instalação de mais células.
A Geely testou suas baterias de forma extrema para provar a segurança: furou com oito pregos de 5 mm, atirou um projétil de 5,8 mm, passou por cima delas com um rolo-compressor de 26 toneladas e a colocou em um forno com temperatura de 1.000°C. Elas sobreviveram.
A segurança contra furos é garantida por uma camada de papel alumínio que se funde automaticamente com o diafragma para criar uma camada isolante. Com isso, é prevenido o curto circuito que pode gerar um incêndio.
O mais importante não foi dito ainda pela Geely. A montadora não deu previsão de quando irá implementar essa baterias em seus carros elétrico ou quando irá começar a produção.
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