Vendas de veículos no país sofrem queda em janeiro, mas Geely e divisão de carros da Huawei contrariam cenário de retração
O mercado automotivo chinês, o maior do mundo, iniciou 2026 com uma reviravolta no topo de seu ranking. Contrariando a hegemonia recente da BYD, a Geely assumiu a liderança absoluta em vendas no mês de janeiro, em um período marcado por uma desaceleração generalizada do setor em todo o país.
As vendas no varejo de veículos de passeio na China somaram 1,54 milhão de unidades, o que representa uma queda expressiva de 13,9% na comparação com o mesmo mês do ano anterior (além de um tombo de quase um terço em relação ao volume de dezembro).
Nesse cenário de retração, a Geely se destacou ao emplacar 210 mil carros no varejo — uma vantagem confortável sobre a segunda colocada, a joint venture FAW-Volkswagen (132 mil). Nas vendas diretas, a Geely também reinou, com 270 mil veículos repassados às concessionárias (leve alta anual de 1,3%). Para sustentar o ímpeto, a montadora confirmou a meta de comercializar 3,45 milhões de carros no ano, com a promessa de lançar um ou dois novos modelos a cada trimestre.
VEJA TAMBÉM:
O revés mais sensível de janeiro foi sentido pela BYD. A gigante dos eletrificados viu suas vendas no varejo desabarem 53%, caindo de cerca de 200 mil emplacamentos no início do ano passado para apenas 94 mil, amargando a terceira posição no mercado interno. O tombo só não foi pior nas vendas por atacado, onde garantiu a vice-liderança geral (206 mil unidades), logo à frente da Chery (194 mil).
Na ponta oposta, o destaque disruptivo ficou por conta da HIMA. A startup de veículos eletrificados impulsionada pela gigante de tecnologia Huawei registrou um salto notável de 65,5% no varejo, rompendo pela primeira vez a barreira das dez montadoras mais vendidas da China com 58 mil unidades.
O balanço evidenciou, ainda, o peso vital das exportações para atenuar as quedas domésticas. A SAIC Motor avançou 53,6% no atacado, turbinada pela boa fase internacional da marca MG. Em um movimento idêntico, a Tesla somou 69 mil veículos (+9,3%), com os embarques de sua fábrica em Xangai garantindo números no azul enquanto o consumo local patina.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|