General Motors tem patente de software que ensina pessoas a dirigir
General Motors está desenvolvendo dispositivo que "transforma" carros autônomos em verdadeiras autoescolas, substituindo os instrutores
General Motors está desenvolvendo dispositivo que "transforma" carros autônomos em verdadeiras autoescolas, substituindo os instrutores
Desde que comprou a Startup Cruise, em 2016, a General Motors tem investido pesado na tecnologia de carros autônomos e agora quer viabilizar que esses modelos “aposentem” as autoescolas e ensinem as pessoas a dirigir.
A empresa entrou com um pedido de patente no Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos(USPTO), propondo um software capaz de substituir instrutores e examinadores em aulas e provas de direção. O documento é chamado de “Métodos e sistemas para treinar motoristas de forma autônoma”.
De acordo com o documento, o software da General Motors seria capaz de substituir a função de uma autoescola, pois trabalha fazendo o rastreamento das entradas de controle por meio de sensores, fornecendo feedback em tempo real. Dentre os equipamentos utilizados para tornar a tecnologia viável estão o LiDAR, câmeras e GPS.
VEJA TAMBÉM:
O desempenho do “candidato” é medido a partir de sensores que o próprio carro autônomo utiliza para se locomover. Com as informações adquiridas, a tecnologia fornece um feedback, indicando a hora correta de acelerar e frear, se é preciso mais atenção ao trocar de faixa, uso da seta, etc.
Apesar de a General Motors apostar nos carros completamente autônomos no futuro, ela acredita que em alguns momentos os humanos podem ter que assumir o controle do veículo. O cenário pode ser em situações de emergência em que o carro não consiga trafegar sozinho, ou no caso do condutor querer dirigir por vontade própria.
Por isso, a empresa decidiu criar esse espécie de “autoescola“. Segundo ela, isso pode trazer benefícios como redução da quantidade de instrutores, menor custo de ensino e mais disponibilidade para as aulas.
No entanto, o projeto ainda é embrionário e não passa de um pedido de patente. Se ele realmente se tornar real, ainda deve demorar alguns bons anos, visto que nem o sistema de carro autônomo da GM está completamente desenvolvido.
Carro autônomo é confiável? Boris Feldman ainda não concorda!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |