GM demite por telegrama; funcionários começam greve

Dispensa em massa aconteceu em três unidades diferentes da General Motors; sindicato promete paralisação nesta segunda-feira (23)

imagem da fabrica da gm chevrolet em sao jose dos campos sao paulo brasil
Fábrica de São José dos Campos: sindicato promete paralisação (Foto: Divulgação)
Por AutoPapo
Com Agência Brasil
Publicado em 23/10/2023 às 09h03

A General Motors (GM) anunciou no último sábado (21) a demissão de funcionários de suas fábricas em três cidades paulistas: São Caetano no Sul, São José dos Campos e Mogi das Cruzes. O número de funcionários demitidos não foi informado pela empresa.

Segundo a montadora, o motivo para as demissões foi “a queda nas vendas e nas exportações” que teriam levado a empresa a “adequar seu quadro de empregados”.

Em comunicado, a GM disse que a medida foi tomada após várias tentativas de lay-off  (suspensão temporária do contrato de trabalho), férias coletivas, days off  (dias de folga) e proposta de desligamento voluntário.

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“Entendemos o impacto que essa decisão pode provocar na vida das pessoas, mas a adequação é necessária e permitirá que a companhia mantenha a agilidade de suas operações, garantindo a sustentabilidade para o futuro”, disse a GM.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos informou que os funcionários ficaram sabendo da demissão por um telegrama enviado pela empresa.

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Telegrama enviado pela GM aos funcionários (Foto: Reprodução)

“Trabalhadores da General Motors de São José dos Campos foram surpreendidos, neste sábado (21), com comunicados de demissão. Sem prévia negociação com o sindicato e de maneira covarde, a montadora enviou telegramas a diversos metalúrgicos, incluindo operários em lay-off. Assim como os companheiros, o sindicato foi pego de surpresa. A GM não informou o número de demitidos”, disse nota do sindicato.

O sindicato de São José dos Campos informou que vai exigir o cancelamento das demissões e a reintegração dos trabalhadores. Em assembleia neste domingo (22), os trabalhadores decidiram por fazer uma paralisação a partir desta segunda-feira (23) na unidade da cidade.

GM teve lucro

O sindicato ressaltou que, ao contrário do que a empresa informa, ela “não passa por uma crise econômica”. “No primeiro trimestre de 2023, por exemplo, a companhia divulgou que teve lucro líquido global de US$ 2,4 bilhões. No Brasil, a empresa teve crescimento de 42% em suas vendas nos três primeiros meses deste ano, se comparado ao mesmo período de 2022”, disse o sindicato, que pretende também cobrar medidas do governo federal para solucionar o problema.

GM e o carro elétrico

A GM já anunciou em diversas ocasiões que, em breve, não fabricará mais veículos com motor a combustão e irá produzir apenas carros elétricos. Em abril deste ano, o presidente da montadora, Santiago Chamarro, declarou, inclusive, que ela seria a primeira a nacionalizar a produção do carro elétrico.

Apesar desta afirmação, muitos ainda se questionam se a demanda por automóveis 100% a bateria não colocaria a General Motors no mesmo caminho da Ford, que fechou todas as suas fábricas no Brasil e passou a importar seus carros.

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2 Comentários
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Avalia Carros 23 de outubro de 2023

É bem simples de entender, os sinais são bem claros! Como a Ford, a GM está de saída do Brasil, vai importar apenas TRANQUEIRAS ELÉTRICAS de fora em breve! Vai tarde!

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Carlos Alberto Ranieri 23 de outubro de 2023

O início da iluminação pública foi com óleo/azeite: um funcionário da prefeitura subia em uma escada e, chegando o anoitecer, acendia o pavio do lampião, ele ou um outro funcionário, apagava ao clarear do dia, um por um. Havia também a necessidade da reposição do óleo/azeite e limpeza periódica da fuligem. Com o passar dos anos a evolução tecnológica permitiu o uso do gás encanado para a iluminação pública: Não mais havia a necessidade do funcionário apagar um por um os lampiões, bastando fechar o registro de gás lá na central, reposição de óleo/azeite, um por um, também não mais necessária, fuligem também diminuiu muito com a iluminação por gás … mas o acendimento um por um ainda demandava um funcionário … aí, com a evolução na tecnologia, apareceu a lâmpada elétrica que MALDOSAMENTE acabou com o emprego desses pobres trabalhadores …

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