GM enfrenta processo por ter carros fáceis de roubar nos EUA

Ação coletiva iniciada no Texas exige indenização aos donos e que a GM implemente reforços urgentes no sistema de entrada sem chave

Sede da General Motors (GM)
Alguns modelos estão apresentando falhas no sistema Keyless, o que pode colocar os motoristas em risco, além de facilitar furtos e roubos (Foto: Shutterstock | AutoPapo)
Por Tom Schuenk
Sob supervisão de Marcelo Jabulas
Publicado em 07/07/2025 às 09h30
Atualizado em 07/07/2025 às 11h10

Roubo e furto de carros são crimes frequentes em diversas partes do mundo e que motivam avanços em questão de tecnologia por parte das montadoras de veículos. No entanto, em alguns casos esses avanços podem se tornar problemas e até uma se tornar uma fraqueza na segurança do automóvel, como está acontecendo com a General Motors.

A GM está enfrentando um problema judicial que nenhuma montadora gostaria de passar. Um processo coletivo que está correndo nos Estados Unidos afirma que alguns modelos estariam vulneráveis à clonagem de sinal da chave inteligente. Na prática isso significa que o roubo ou furto de alguns modelos como a picape Chevrolet Silverado está facilitado.

VEJA TAMBÉM:

A falha identificada

Os veículos mais modernos da GM utilizam de um sistema de entrada sem chave, permitindo ao motorista destrancar e ligar o carro apenas com a proximidade do objeto. Esse sistema é conhecido como keyless.

Os autores da ação afirmam que esses dispositivos usam sinal de rádio comercial, e equipamentos simples de clonagem de sinal podem interceptá-los. Quando os criminosos clonam esse sinal, eles podem replicá-lo para destravar as portas e ligar o motor dos veículos sem disparar os alarmes.

Esse método de furto, conhecido como Relay Attack, é um problema que outras marcas tomaram medidas de segurança para evitar, algo que, segundo a ação coletiva, a GM não fez adequadamente.

Quais modelos da GM estão em risco 

Os veículos das marcas Chevrolet, GMC e Cadillac fabricados entre 2015 e 2025 são citados na ação coletiva. Dos vários carros envolvidos, é possível destacar modelos como:

  • Chevrolet Silverado;
  • Chevrolet Tahoe;
  • GMC Sierra;
  • Cadillac Escalade.

Ladrões frequentemente têm esses carros como alvo devido ao seu alto valor de revenda e à presença constante nas ruas dos Estados Unidos.

A ação deu início no estado do Texas e representa os donos de veículos que tiveram seus carros roubados por conta dessas falhas. Além de uma indenização por danos, o grupo exige que a empresa tome medidas concretas para reforçar a segurança do sistema sem chaves.

A GM passa por um recall massivo por falhas mecânicas desses mesmos veículos. A marca vive um momento delicado em meio às polêmicas. O caso ainda reacende o debate sobre a eficiência dos sistemas de segurança de carros conectados.

Com roubos que acontecem em menos de um minuto, os consumidores exigem soluções rápidas e eficientes vindas da GM. Não se sabe se modelos essa falha também está presente em modelos comercializados em outros países desde 2015.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário