Conheça o ‘Gol da Ford’, o carro que acabou com a união VW e Ford

O designer Luiz Alberto Veiga abriu seu baú mais uma vez, dessa vez para contar a história do Gol da Ford que ajudou a terminar com a Autolatina

estudo de design de versao ford do volkswagen gol luiz alberto veiga
Compacto Ford derivado da plataforma do Gol não fazia parte do contrato da AutoLatina (Foto: Instagram | Reprodução)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 01/08/2022 às 13h08

Durante a Autolatina a Ford pôde usar os motores AP da Volkswagen e fez o Versailles, sua versão do Santana. Já a VW usou o motor CHT e produziu alguns carros com a plataforma do Escort. Mas o segmento de compactos ficou de fora, com o fabricante americano sem poder fazer sua versão do Gol.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Isso não foi por falta de tentativa, o Escort de quarta geração estava defasado e o de quinta cresceu. Luiz Alberto Veiga, ex-designer da Volkswagen, fez mais uma publicação em suas redes sociais, dessa fez é de um estudo do “Gol da Ford”.

https://www.instagram.com/p/CgomCkSu6Fr/

VEJA TAMBÉM:

Segundo o designer, esse projeto ajudou a terminar com a Autolatina. A Ford vender um carro derivado do Volkswagen Gol não estava no contrato. Além disso o mercado estava evoluindo, perdendo o sentido de ter dois carros concorrendo entre si no mesmo grupo.

As diferenças no design do Gol para o hatch da Ford

Pela placa do modelo em argila, o Gol da Ford estava planejado para 1996. Enquanto o hatch da Volkswagen trazia desenho mais simples e conservador, o da Ford era mais trabalhado. Ele seguia o estilo liftback do Escort, com uma traseira mais destacada.

Além disso, o Gol da Ford trazia lanternas unidas por uma peça no porta-malas, recurso que era usado por carros maiores da marca. As rodas eram inspiradas nas do Mondeo V6 e as maçanetas são circulares. Porém a origem aparece nas portas dianteiras do VW Gol.

Curiosamente, hoje a Stellantis está promovendo um compartilhamento de componentes similar ao que era a Autolatina. Fiat, Peugeot e a Citroën possuem seus compactos brigando entre si e até compartilhando motor. Mas essa fusão moderna parece estar funcionando melhor que a antiga.

Já o Gol da Volkswagen está no fim de carreira, seu sucessor será o Polo Track:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário