Volkswagen revela Gol Last Edition, que chega cheio de adereços para encerrar os 42 anos de labuta do velho guerreiro
A Volkswagen acaba de lançar o Gol Last Edition, edição derradeira de seu maior sucesso de vendas no mercado brasileiro, com mais de 8 milhões de unidades vendidas. Com apenas 1 mil unidades, a série de despedida ainda não teve preço revelado. Mas a julgar pelo conteúdo e pela “raridade” não deverá ser barato.
VEJA TAMBÉM:
Na verdade, o Gol Last Edition já tinha sido flagrado em cegonheiras, dias atrás. O visual externo já não era novidade. A Volkswagen aplicou pintura vermelha e decorou o carro com adesivos.
São decalques nas laterais e coluna C, além de uma faixa preta na tampa do porta-malas. O acabamento remete ao o Gol GT, dos anos 1980.
Até mesmo a inscrição “Gol” segue o padrão tipográfico da primeira geração. O estilo é complementado pelas rodas de liga leve em tonalidade preto fosco e pela moldura dos para-lamas.
Se por fora, o Gol basicamente se mostra por adesivos, por dentro a história é outra. O modelo recebeu acabamento especial com volante revestido em couro e costuras vermelhas. Os bancos também têm forração exclusiva, com diferentes materiais e tonalidades, que remetem aos bancos Recaro do GTI de 1989.
Já a pacote de conteúdos oferece:
O Gol chegou ao mercado em 1980 para se concorrer no segmento de compactos, que já contava com Chevrolet Chevette e Fiat 147. A princípio o hatch recebeu o motor do Fusca, com refrigeração a ar. No entanto, não demorou muito para passar a ser equipado com unidade com refrigeração líquida.
Sua primeira geração ficou em linha até 1994, quando o Gol foi totalmente reformulado. Em 1999 surgiu o Gol G3. Tratava-se da mesma carroceria, mas com painéis redesenhados. Essa carroceria conviveu com a terceira geração do Gol, entre 2008 e o final de 2013.
De lá para cá, o Gol perdeu expressividade. Em 2014 foi superado pela primeira vez em mais de 27 anos, pelo Fiat Palio, como modelo mais vendido do país. Depois o bastão foi passado para o Onix e mais recentemente para o HB20.
Mesmo assim, sem apelo, envelhecido e cada vez mais empobrecido, o Gol ainda é o principal produto da VW em 2022, com 56 mil licenciamentos. Mas, mesmo vendendo bem, seu ciclo chegou ao final. Manter o Gol em linha ficou caro.
O Voyage também sairá de cena este ano, assim seu custo de produção ficaria mais caro o que o tornaria sua operação menos rentável para a VW. Agora caberá ao Polo Track carregar a Volks nas costas. Será que dá conta?
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |