Gol Last Edition encerra história do maior ícone da VW no Brasil
Volkswagen revela Gol Last Edition, que chega cheio de adereços para encerrar os 42 anos de labuta do velho guerreiro
Volkswagen revela Gol Last Edition, que chega cheio de adereços para encerrar os 42 anos de labuta do velho guerreiro
A Volkswagen acaba de lançar o Gol Last Edition, edição derradeira de seu maior sucesso de vendas no mercado brasileiro, com mais de 8 milhões de unidades vendidas. Com apenas 1 mil unidades, a série de despedida ainda não teve preço revelado. Mas a julgar pelo conteúdo e pela “raridade” não deverá ser barato.
VEJA TAMBÉM:
Na verdade, o Gol Last Edition já tinha sido flagrado em cegonheiras, dias atrás. O visual externo já não era novidade. A Volkswagen aplicou pintura vermelha e decorou o carro com adesivos.
São decalques nas laterais e coluna C, além de uma faixa preta na tampa do porta-malas. O acabamento remete ao o Gol GT, dos anos 1980.
Até mesmo a inscrição “Gol” segue o padrão tipográfico da primeira geração. O estilo é complementado pelas rodas de liga leve em tonalidade preto fosco e pela moldura dos para-lamas.
Se por fora, o Gol basicamente se mostra por adesivos, por dentro a história é outra. O modelo recebeu acabamento especial com volante revestido em couro e costuras vermelhas. Os bancos também têm forração exclusiva, com diferentes materiais e tonalidades, que remetem aos bancos Recaro do GTI de 1989.
Já a pacote de conteúdos oferece:
O Gol chegou ao mercado em 1980 para se concorrer no segmento de compactos, que já contava com Chevrolet Chevette e Fiat 147. A princípio o hatch recebeu o motor do Fusca, com refrigeração a ar. No entanto, não demorou muito para passar a ser equipado com unidade com refrigeração líquida.
Sua primeira geração ficou em linha até 1994, quando o Gol foi totalmente reformulado. Em 1999 surgiu o Gol G3. Tratava-se da mesma carroceria, mas com painéis redesenhados. Essa carroceria conviveu com a terceira geração do Gol, entre 2008 e o final de 2013.
De lá para cá, o Gol perdeu expressividade. Em 2014 foi superado pela primeira vez em mais de 27 anos, pelo Fiat Palio, como modelo mais vendido do país. Depois o bastão foi passado para o Onix e mais recentemente para o HB20.
Mesmo assim, sem apelo, envelhecido e cada vez mais empobrecido, o Gol ainda é o principal produto da VW em 2022, com 56 mil licenciamentos. Mas, mesmo vendendo bem, seu ciclo chegou ao final. Manter o Gol em linha ficou caro.
O Voyage também sairá de cena este ano, assim seu custo de produção ficaria mais caro o que o tornaria sua operação menos rentável para a VW. Agora caberá ao Polo Track carregar a Volks nas costas. Será que dá conta?
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |