Golf ficará mais caro, graças ao Trump
De volta à Casa Branca, Donald Trump quer impor tarifa de 25% em todos produtos vindos do México, e impactará na indústria automotiva
De volta à Casa Branca, Donald Trump quer impor tarifa de 25% em todos produtos vindos do México, e impactará na indústria automotiva
Donald Trump está de volta ao topo do poder. O magnata republicano se tornou o 47º presidente dos Estados Unidos. E como era de se esperar, nem esperou que a cadeira de Joe Biden esfriasse para descarregar seus decretos polêmicos.
VEJA TAMBÉM:
Na lista de medidas, está a tributação em 25% de todos os produtos fabricados no México e exportados para os EUA. Caso determine a cobrança, a decisão de Trump afetará diversos fabricantes de automóveis, em especial a Volkswagen que tem sua maior fábrica fora da Alemanha em Puebla.
Em declaração dada à agência de notícias Reuters, o Grupo Volkswagen se mostra preocupado com as decisões do mandatário norte-americano.
“O Grupo Volkswagen está preocupado com o impacto econômico prejudicial que as tarifas propostas pela administração dos EUA terão sobre os consumidores americanos e a indústria automotiva internacional. Valorizamos a colaboração e o diálogo aberto. O Grupo Volkswagen espera continuar sua parceria de longa data e construtiva com o governo dos EUA”, comunicou a VW, via e-mail para a agência.
E a preocupação da Volks tem suas razões. O grupo tem feito manobras para minimizar prejuízos que têm se acumulado. Uma delas seria a transferência da produção de modelos, como o Golf, para Puebla.
A medida permitiria reduzir os custos de produção, com o fechamento de uma das plantas europeias, que acarretaria no fim de 35 mil postos de trabalho no Velho Mundo.
A manobra prevê também um remanejamento da produção global, que não deverá superar 735 mil unidades. A transferência do Golf para Puebla acontecerá apenas em 2027, mas da planta mexicana saem a grande maioria dos carros vendidos pela marca nos EUA.
Segundo a Volks, 65% dos carros da marca vendidos por lá seriam impactados e deixariam de ser rentáveis. A medida também impacta nas operações de outros grupos, como a Stellantis, que segundo a Reuters, vende 40% de seus produtos feitos fora dos EUA ao consumidor norte-americano.
O Volkswagen Golf voltará a ser vendido no Brasil. O modelo já tinha sido confirmado em sua versão esportiva, GTI, que estreia este ano, importado da Europa. Com o anúncio da transferência da produção do hatch para o México, o preço do modelo poderia ser barateado, uma vez que os dois países têm um acordo de isenção de imposto de importação.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |