Golf ficará mais caro, graças ao Trump

De volta à Casa Branca, Donald Trump quer impor tarifa de 25% em todos produtos vindos do México, e impactará na indústria automotiva

volkswagen golf gti 2025 vermelho frente parado
VW Golf terá sua produção transferida para o México em 2027 (Fotos: VW | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 21/01/2025 às 19h00

Donald Trump está de volta ao topo do poder. O magnata republicano se tornou o 47º presidente dos Estados Unidos. E como era de se esperar, nem esperou que a cadeira de Joe Biden esfriasse para descarregar seus decretos polêmicos.

VEJA TAMBÉM:

Na lista de medidas, está a tributação em 25% de todos os produtos fabricados no México e exportados para os EUA. Caso determine a cobrança, a decisão de Trump afetará diversos fabricantes de automóveis, em especial a Volkswagen que tem sua maior fábrica fora da Alemanha em Puebla.

volkswagen golf gti 2025 vermelho lateral parado
Golf GTI será importado para o Brasil a partir deste ano

Em declaração dada à agência de notícias Reuters, o Grupo Volkswagen se mostra preocupado com as decisões do mandatário norte-americano.

“O Grupo Volkswagen está preocupado com o impacto econômico prejudicial que as tarifas propostas pela administração dos EUA terão sobre os consumidores americanos e a indústria automotiva internacional. Valorizamos a colaboração e o diálogo aberto. O Grupo Volkswagen espera continuar sua parceria de longa data e construtiva com o governo dos EUA”, comunicou a VW, via e-mail para a agência.

VW preocupada com Trump

E a preocupação da Volks tem suas razões. O grupo tem feito manobras para minimizar prejuízos que têm se acumulado. Uma delas seria a transferência da produção de modelos, como o Golf, para Puebla.

A medida permitiria reduzir os custos de produção, com o fechamento de uma das plantas europeias, que acarretaria no fim de 35 mil postos de trabalho no Velho Mundo.

A manobra prevê também um remanejamento da produção global, que não deverá superar 735 mil unidades. A transferência do Golf para Puebla acontecerá apenas em 2027, mas da planta mexicana saem a grande maioria dos carros vendidos pela marca nos EUA.

Segundo a Volks, 65% dos carros da marca vendidos por lá seriam impactados e deixariam de ser rentáveis. A medida também impacta nas operações de outros grupos, como a Stellantis, que segundo a Reuters, vende 40% de seus produtos feitos fora dos EUA ao consumidor norte-americano.

Golf de volta ao Brasil

O Volkswagen Golf voltará a ser vendido no Brasil. O modelo já tinha sido confirmado em sua versão esportiva, GTI, que estreia este ano, importado da Europa. Com o anúncio da transferência da produção do hatch para o México, o preço do modelo poderia ser barateado, uma vez que os dois países têm um acordo de isenção de imposto de importação.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Polvo 22 de janeiro de 2025

Carros americanos só os americanos gostam. Eles exportam muito pouco, pois geralmente são grandes e beberrões. Como o Trump diz que quer exportar mais que importar, acho que esse ideia não vai para frente. Pode até tentar, mas pode ter outros efeitos, inclusive deixar os carros americanos mais caros para os próprios americanos.

Avatar
Polvo 22 de janeiro de 2025

Ao que parece, essa medida talvez seja para forçar a VW e outras fabricantes que passem a montar seus modelos nos EUA.

Avatar
Deixe um comentário