Golpe do carro destruído usa inteligência artificial para aterrorizar e roubar motoristas

Criminosos cruzam dados do Google Street View com vídeos falsos para exigir dinheiro de motoristas; saiba como se proteger

Golpe da IA
Do nada você recebe um vídeo do seu carro sendo destruído, mas tudo não passa de golpe (Foto: AutoPapo)
Por Tom Schuenk
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 13/02/2026 às 11h00

As autoridades dos Estados Unidos emitiram um alerta oficial sobre uma nova e sofisticada modalidade de golpe online, que pode chegar ao Brasil em breve. A armadilha combina ferramentas de GPS e inteligência artificial generativa para simular ataques físicos a veículos, coagindo as vítimas a realizarem pagamentos imediatos sob a falsa ameaça de vandalismo em curso.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

A fraude, que tem se tornado recorrente, se aproveita da evolução rápida das ferramentas de manipulação de vídeo para criar cenários de urgência. Diferente de golpes tradicionais, este utiliza a especificidade do endereço da vítima para conferir veracidade à ameaça.

VEJA TAMBÉM:

Como funciona?

Em um caso recente detalhado pelas autoridades, um morador recebeu uma mensagem de texto contendo um vídeo que retratava fielmente a entrada da garagem de sua casa. A gravação, manipulada digitalmente, exibia indivíduos perfurando os pneus e depredando a lataria de sua picape. Imediatamente após o envio do arquivo, os criminosos exigiram uma transferência de US$ 500 (aproximadamente R$ 2.850) para cessar o suposto ataque.

Apesar do realismo das imagens, a polícia esclarece que os golpistas não estão fisicamente no local. O modus operandi consiste no uso de ferramentas de mapeamento, como o Google Earth e o Street View, para capturar imagens estáticas da residência e identificar o modelo do veículo estacionado.

De posse desses dados visuais, os estelionatários utilizam softwares de IA para sobrepor animações de vândalos destruindo o patrimônio. O ciclo se fecha com o cruzamento de dados vazados na “dark web”, permitindo associar o endereço ao número de celular do proprietário para o envio da ameaça.

Recomendação das autoridades

Especialistas em segurança digital e a polícia de Michigan enfatizam que nenhum pagamento deve ser realizado. A transferência de valores não garante a segurança e sinaliza aos criminosos que a vítima é suscetível a novas extorsões.

A orientação é manter a calma e, se possível, verificar pessoalmente o veículo para constatar a integridade do bem. O crime deve ser reportado imediatamente às autoridades locais, anexando as mensagens e vídeos recebidos. Com o avanço da IA generativa em 2026, a recomendação é de ceticismo padrão diante de contatos urgentes vindos de números desconhecidos, especialmente aqueles que envolvem solicitações financeiras.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário