IPVA MG 2023: Golpe do boleto falso circula as redes
Proprietários de veículos devem ficar atentos a boletos e links falsos em nome da Secretaria de Estado da Fazenda em Minas Gerais
Proprietários de veículos devem ficar atentos a boletos e links falsos em nome da Secretaria de Estado da Fazenda em Minas Gerais
A Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) emitiu um alerta sobre links e boletos falsos das guias do IPVA 2023 no estado. Golpistas estão distribuindo por e-mails e redes sociais documentos falsos com a cobrança do tributo.
VEJA TAMBÉM:
Esse tipo de golpe tem se tornado rotineiro em períodos de cobranças de tributos, como o IPVA e IPTU. Na primeira semana de janeiro, já circulava em grupos de aplicativos de conversa, como WhatsApp e Telegram, mensagens sobre um suposto aumento da taxa de licenciamento no estado.
Agora, falsários estão enviando guias fraudulentas por e-mail e links que encaminham para uma página falsa da Secretaria de Estado da Fazenda. A guia do IPVA deve ser emitida apenas na página do órgão estadual.
A secretaria ainda alerta que não envia links ou boletos por e-mails, aplicativos e nem mesmo de forma impressa, via correio. “Nós disponibilizamos todas as informações sobre o IPVA e a TRLAV nos canais oficiais da Secretaria de Fazenda, que são o site www.fazenda.mg.gov.br e o perfil do Instagram @sef.mg. Qualquer mensagem recebida não tem como emitente a SEF/MG e, provavelmente, é uma tentativa de golpe virtual com a intenção de roubar dados dos usuários ou causar algum tipo de pânico ou tumulto”, explica o superintendente de Arrecadação e Informações Fiscais da SEF, Leônidas Marques.
Vale lembrar que o contribuinte deve ficar sempre atento ao endereço em que estiver acessando. Qualquer endereço diferente de www.fazenda.mg.gov.br deve ser ignorado.
E uma última dica: Antes de finalizar o pagamento, seja no aplicativo de celular, pelo acesso do banco no computador ou até mesmo na leitora de código de barras da agência bancária, confira quem é o emissor da guia e para onde se destinará o pagamento. Se surgir um nome de uma pessoa física ou empresa, não conclua a operação, pois o documento pode ser fraudulento.
Quando se acessa o site da Secretaria Estadual de Fazenda de Minas Gerais (www.fazenda.mg.gov.br), seja por computador ou celular, o órgão já criou um pop-up que direciona para a página de emissão.
Nela, o proprietário deve inserir o Renavan do veículo e o ano do exercício que pretende quitar. Em seguida, confirme que não é um robô e clique em CONTINUAR.
Em seguida, será aberta uma nova página com os dados do veículo, com indicação do proprietário, Renavan, placa, número de chassi, município e unidade federativa em que o carro foi registrado.
Abaixo é exibido o valor total e as opções de parcelamento. Após selecionar se irá pagar parcelado ou de forma integral, basta clicar em “Emitir DAE Consolidado”, e o sistema gera um documento em formato PDF, com vencimentos a partir de março.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |