Google decreta o fim do Android Auto em smartphones e tablets

Aplicativo não recebia mais atualizações desde o ano passado; Plataforma ainda pode ser usada na central multimídia do seu veículo

hb20 android auto
Android Auto foi criado em 2015 e teve o seu fim nos smartphones em junho de 2022 (Foto: Reprodução)
Por Bernardo Castro
Publicado em 23/06/2022 às 17h03

O Google finalmente desativou a versão mobile do aplicativo Android Auto. Agora, o app não funciona mais em celulares e tablets, independente da versão do sistema operacional Android. A plataforma está disponível para uso apenas nas centrais multimídia dos veículos.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Em agosto de 2021 o Google comunicou aos usuários que a ferramenta não receberia mais atualizações e, no início do deste mês, os usuários do Android Auto começaram a receber o aviso de que seria questão de tempo até o app ficar inutilizável.

VEJA TAMBÉM:

O aplicativo foi removido do Google Play Store e o usuário que o tem instalado no smartphone, caso tente abrí-lo, receberá uma mensagem informando que o funcionamento está disponível apenas em veículos. A plataforma ainda da instruções de como conectar o celular a um carro habilitado com o Android Auto.

A recomendação do Google é que o cliente utilize o Modo de Direção do Google Assistente que, embora seja uma experiência diferente, pode ser uma boa alternativa – mas alguns relatos indicam que essa ferramenta deixa a desejar.

Esse software ganhou atualizações em 2021 e pode ser acessado através do comando “Ok Google, vamos dirigir”, ou conectando o smartphone ao bluetooth do seu carro. Após conectado, é possível utilizar o Google Maps, fazer ligações, abrir playlists em aplicativos de streaming, e pedir a assistente virtual para ler as mensagens recebidas. Tudo isso sem precisar tirar as mãos do volante.

O agora extinto Android Auto foi lançado em 2015 e funcionava apenas em telefones com sistema operacional Android. O objetivo era simplificar a vida do condutor com uma interface personalizada para ser utilizada enquanto dirige.

Tecnologia embarcada tem chamado cada vez mais a atenção do consumidor na hora de comprar um carro.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Nelson 8 de outubro de 2022

Ao contrário do que está informado acima, o Android auto com fio continua funcionando. Acabei de adquirir um Samsung Note20 com Android12 e o sistema voltou a funcionar. O meu Samsung Note5 com Android 7 já não conectava com a central multimedia. O problema é com o nível de atualização do sistema operacional Android. Hoje é dia 08/10/2022.

Avatar
Deixe um comentário