Google decreta o fim do Android Auto em smartphones e tablets
Aplicativo não recebia mais atualizações desde o ano passado; Plataforma ainda pode ser usada na central multimídia do seu veículo
Aplicativo não recebia mais atualizações desde o ano passado; Plataforma ainda pode ser usada na central multimídia do seu veículo
O Google finalmente desativou a versão mobile do aplicativo Android Auto. Agora, o app não funciona mais em celulares e tablets, independente da versão do sistema operacional Android. A plataforma está disponível para uso apenas nas centrais multimídia dos veículos.
Em agosto de 2021 o Google comunicou aos usuários que a ferramenta não receberia mais atualizações e, no início do deste mês, os usuários do Android Auto começaram a receber o aviso de que seria questão de tempo até o app ficar inutilizável.
VEJA TAMBÉM:
O aplicativo foi removido do Google Play Store e o usuário que o tem instalado no smartphone, caso tente abrí-lo, receberá uma mensagem informando que o funcionamento está disponível apenas em veículos. A plataforma ainda da instruções de como conectar o celular a um carro habilitado com o Android Auto.
A recomendação do Google é que o cliente utilize o Modo de Direção do Google Assistente que, embora seja uma experiência diferente, pode ser uma boa alternativa – mas alguns relatos indicam que essa ferramenta deixa a desejar.
Esse software ganhou atualizações em 2021 e pode ser acessado através do comando “Ok Google, vamos dirigir”, ou conectando o smartphone ao bluetooth do seu carro. Após conectado, é possível utilizar o Google Maps, fazer ligações, abrir playlists em aplicativos de streaming, e pedir a assistente virtual para ler as mensagens recebidas. Tudo isso sem precisar tirar as mãos do volante.
O agora extinto Android Auto foi lançado em 2015 e funcionava apenas em telefones com sistema operacional Android. O objetivo era simplificar a vida do condutor com uma interface personalizada para ser utilizada enquanto dirige.
Tecnologia embarcada tem chamado cada vez mais a atenção do consumidor na hora de comprar um carro.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Ao contrário do que está informado acima, o Android auto com fio continua funcionando. Acabei de adquirir um Samsung Note20 com Android12 e o sistema voltou a funcionar. O meu Samsung Note5 com Android 7 já não conectava com a central multimedia. O problema é com o nível de atualização do sistema operacional Android. Hoje é dia 08/10/2022.