Governo apreende carros da Fiat por causa de detalhe de acabamento
Adorno usado nos modelos vendidos no Brasil virou polêmica que culminou com a suspensão das vendas de modelo subcompacto
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O queijo parmesão passou a ter um gosto amargo para os executivos da Stellantis. Depois da polêmica envolvendo o nome do Alfa Romeo Milano, que passou a se chamar Junior, agora chegou a vez do pequenino Topolino ter suas vendas contestadas com direito a apreensões de carros.
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O entrevero aconteceu na Itália e o motivo da discórdia é o ícone Fiat Flag, um pequeno logo que remete ao emblema da marca nos anos 1980 e 1990 com as cores da bandeira italiana. O adorno, que por aqui estreou na Fiat Strada em 2020, não poderá estar estampado na lataria do carrinho.
As autoridades italianas apreenderam 134 unidades do carrinho que desembarcaram no porto de Livorno. A imprensa europeia aponta que a apreensão faz parte de uma pressão do governo italiano contra a Stellantis, que tem expandido a produção de modelos de marcas nacionais fora do país.
Pressão ou não, fato é que o governo italiano se apoia na legislação que proíbe qualquer tipo de comunicação de produtos feitos fora da Itália que possa sugerir como italianos. A lei “Made in Italy” aprovada no Parlamento Europeu em 2003 surgiu para proteger a denominação de origem dos queijos Parmigiano-Reggiano, contra as derivações que usam a mesma receita em outros mercados.
Dessa forma, o Topolino, que é fabricado no Marrocos, não pode ser vendido na Europa com o emblema Fiat Flag. Isso porque o texto diz basicamente que qualquer menção de origem italiana de um produto feito fora do país é considerado como uma tentativa de ludibriar o consumidor.
Foi o que aconteceu com o SUV eletrificado da Alfa Romeo, que é montado na Polônia. No caso do Topolino, o problema é fácil de resolver, basta não colocar a bandeirinha na carroceria.
O Fiat Topolino chegou há pouco no mercado europeu. Trata-se da versão Fiat do Citroën Ami, um carrinho elétrico de apenas dois lugares, com autonomia para 75 km.
O nome Topolino é tradicional na Fiat. A alcunha batizou originalmente um compacto lançado em 1936 e que ficou em linha até 1955, quando foi sucedido pela primeira geração do 500.
O Topolino elétrico chega com a mesma proposta, como meio de transporte diminuto. Com estilo retrô, que remete ao 500 original, seu desenho é mais charmoso que o do primo francês, assim como Opel Rocks-e, que compartilham o mesmo projeto. Mas não pode vir com bandeirinha, senão o queijo azeda.
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O governo italiano está certo,e a Stellantis se ferrou…consequência de uma lei mais do que justa.