Governo estuda criar horários para recarga de carros a fim de aliviar rede elétrica

Proposta baseada em caso de ônibus elétricos em SP quer dar transparência à capacidade da rede e evitar conflito de interesses.

Eletroposto da Volvo
Hipótese da Aneel define horários específicos de funcionamento de eletropostos que queiram funcionar mais rapidamente (Foto: Volvo | Divulgação)
Por Júlia Haddad
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 02/12/2025 às 22h00

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prepara o terreno para uma mudança regulatória que pode alterar a dinâmica da infraestrutura de recarga no Brasil. A agência avalia submeter a consulta pública uma proposta que permite às distribuidoras de energia ditar os horários e dias permitidos para o abastecimento de veículos elétricos, criando uma modalidade de “operação restrita”, afirma o site Cenário Energia.

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A medida, detalhada em nota técnica enviada à relatoria do diretor Willamy Frota, visa solucionar um gargalo crescente: a necessidade de obras estruturais pesadas na rede para suportar a nova demanda da eletromobilidade.

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A lógica da proposta é econômica: ao aceitar carregar apenas em horários de menor demanda da rede, empresas de ônibus, condomínios e eletropostos poderiam ter suas conexões aprovadas mais rapidamente, sem arcar com os custos de reforço da infraestrutura elétrica local. O modelo toma como base um precedente aberto para a Enel São Paulo, que firmou acordo operacional com horários restritos para uma garagem da Viação Metrópole.

Para garantir o cumprimento, o controle seria automatizado. Seja por sistemas da própria distribuidora ou do consumidor, a energia só fluiria nas janelas de tempo estipuladas em contrato, oferecendo previsibilidade ao sistema elétrico.

Transparência e conflito de interesses

Além da flexibilização, a área técnica da Aneel recomenda maior transparência. Assim, as distribuidoras seriam obrigadas a publicar mapas de disponibilidade de potência e filas de pedidos de conexão em seus sites, permitindo que investidores saibam onde é viável instalar carregadores.

Um ponto sensível que deve aquecer o debate na consulta pública é o potencial conflito de interesses. Como as distribuidoras também podem operar eletropostos em suas áreas de concessão, a agência busca mecanismos para evitar que essas empresas usem as restrições de horário para prejudicar concorrentes e privilegiar suas próprias estações de recarga.

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