Governo ‘recompra’ fábrica da Ford na Bahia e prepara chegada da BYD

Complexo industrial está sem atividades desde janeiro de 2021 e será repassado aos chineses da BYD, que produzirão carros elétrico e outros componentes

fabrica ford camacari compra byd 2
Fábrica da Ford em Camaçari (BA) (Foto: Ford | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 11/08/2023 às 16h03

A Ford e Governo do Estado da Bahia celebraram um acordo para reversão da propriedade da fábrica de Camaçari para o Estado da Bahia. Segundo comunicado da marca, “esse processo seguirá a legislação vigente, que prevê posterior indenização para a empresa em valores compatíveis com o mercado”. A Ford deixou de produzir carros no Brasil em janeiro de 2021.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

O acordo tem a finalidade de simplificar e agilizar o processo de transição de propriedade da fábrica, que irá para as mãos dos chineses da BYD. No fim de junho, a montadora de carros elétricos, após longos meses de negociação, “bateu o martelo” e confirmou a sua instalação no local.

Serão investidos R$ 3 bilhões no local, e o complexo será composto por três células fabris. Uma dedicada à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos. A outra vai produzir automóveis híbridos e elétricos, com capacidade estimada em 150 mil unidades ao ano na primeira fase, podendo chegar a 300 mil unidades. A terceira, voltada ao processamento de lítio e ferro fosfato, atenderá ao mercado externo, utilizando-se da estrutura portuária existente no local.

Com previsão de funcionamento no segundo semestre de 2024, as três fábricas devem gerar mais de 5.000 empregos.

BYD

byd dolphin na rua 4
BYD Dolphin – sucesso de vendas (Foto: BYD | Divulgação)

Hoje, a BYD vende carros elétricos e híbridos no Brasil. O mais recente lançamento foi o Dolphin, compacto com preço de R$ 149,8 mil, com motor elétrico de 95 cv e 18,3 kgfm. O desempenho é de carro compacto, com aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundo, e máxima de 160 km/h. A fábrica anunciou que já vendeu mais de 3.000 unidades do modelo e obrigou os concorrentes a se mexerem e baixarem os preços de seus carros elétricos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário