GR Yarolla: O Corolla dos anos 90 com alma de GR Yaris

Preparadora alemã transforma Corolla E110 dos anos 90 em um hatch retrô de 300 cv com mecânica do Toyota GR Yaris

GR Yarolla
GR Yarolla: mistura rara de design dos anos 90 com potência e tecnologia do GR Yaris, entregando 300 cv e tração integral (Foto: JP Performance GmbH | Reprodução)
Por Tom Schuenk
Publicado em 12/08/2025 às 16h00

O GR Yarolla é um projeto que tem como objetivo combinar um Toyota Corolla Hatchback dos anos 90 com a mecânica moderna de um Toyota GR Yaris. Esse tipo de modificação é bem incomum e pretende misturar um design retrô com alto desempenho, criando um carro com apelo nostálgico e tecnológico. O nome Yarolla nasceu da fusão de Yaris e Corolla e simboliza a união de duas gerações da Toyota.

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De onde veio o projeto?

A base escolhida foi o Toyota Corolla E110 hatchback, modelo que foi usado como estrutura para carros de rali no WRC (World Rally Championship). Mesmo com essa ligação com o automobilismo, as versões de rua do Corolla E110 não eram hot hatches, por isso não tinham desempenho esportivo elevado.

Segundo o portal Carscoops, a JP Performance GmbH, preparadora alemã, decidiu transformar essa plataforma antiga em um carro de performance, substituindo praticamente toda a mecânica pelo conjunto do GR Yaris.

A carroceria original foi totalmente modificada com peças de estética mais esportiva:

  • Para-choque dianteiro mais profundo com divisor.;
  • Aerofólio traseiro proeminente;
  • Para-lamas mais largos.

A distância entre os eixos do Corolla E110 (2.461 mm) é um pouco menor que a do GR Yaris (2.560 mm), mas o projeto compensou essa diferença com alguns ajustes estruturais. A largura foi aumentada para melhorar a estabilidade e acomodar o novo conjunto de suspensão e rodas esportivas.

Já o interior recebeu um painel e console central inspirados no rali. Toda a base mecânica foi transplantada do GR Yaris:

  • Motor 1.6 turbo de três cilindros, com 300 cv e 400 Nm de torque;
  • Tração integral GR-Four AWD derivada do rali;
  • Transmissão manual de seis marchas.

O chassi agora utiliza a plataforma TNGA da Toyota, mais rígida e segura. A suspensão e os freios foram atualizados para suportar o aumento da potência.

Comparação com Modelos Originais

O Corolla E110 mais potente de fábrica tinha apenas 109 cv, menos de 40% da potência atual. Já o desempenho do GR Yarolla é próximo ao do Toyota Corolla WRC, pilotado por Carlos Sainz e Didier Auriol nas temporadas de 1998 e 1999.

A JP Performance ainda pretende adicionar rodas de liga leve compomotive, suspensão KW V4 Clubsport, kit de intercooler e escapamento esportivo.

O carro ainda não tem autorização para rodar em vias públicas. A empresa busca um certificado TUV para que essa autorização ocorra.

Ainda não se sabe se o exemplar será vendido, mas é provável que desperte interesse de colecionadores e fãs da Toyota.

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