Preparadora alemã transforma Corolla E110 dos anos 90 em um hatch retrô de 300 cv com mecânica do Toyota GR Yaris
O GR Yarolla é um projeto que tem como objetivo combinar um Toyota Corolla Hatchback dos anos 90 com a mecânica moderna de um Toyota GR Yaris. Esse tipo de modificação é bem incomum e pretende misturar um design retrô com alto desempenho, criando um carro com apelo nostálgico e tecnológico. O nome Yarolla nasceu da fusão de Yaris e Corolla e simboliza a união de duas gerações da Toyota.
VEJA TAMBÉM:
A base escolhida foi o Toyota Corolla E110 hatchback, modelo que foi usado como estrutura para carros de rali no WRC (World Rally Championship). Mesmo com essa ligação com o automobilismo, as versões de rua do Corolla E110 não eram hot hatches, por isso não tinham desempenho esportivo elevado.
Segundo o portal Carscoops, a JP Performance GmbH, preparadora alemã, decidiu transformar essa plataforma antiga em um carro de performance, substituindo praticamente toda a mecânica pelo conjunto do GR Yaris.
A carroceria original foi totalmente modificada com peças de estética mais esportiva:
A distância entre os eixos do Corolla E110 (2.461 mm) é um pouco menor que a do GR Yaris (2.560 mm), mas o projeto compensou essa diferença com alguns ajustes estruturais. A largura foi aumentada para melhorar a estabilidade e acomodar o novo conjunto de suspensão e rodas esportivas.
Já o interior recebeu um painel e console central inspirados no rali. Toda a base mecânica foi transplantada do GR Yaris:
O chassi agora utiliza a plataforma TNGA da Toyota, mais rígida e segura. A suspensão e os freios foram atualizados para suportar o aumento da potência.
O Corolla E110 mais potente de fábrica tinha apenas 109 cv, menos de 40% da potência atual. Já o desempenho do GR Yarolla é próximo ao do Toyota Corolla WRC, pilotado por Carlos Sainz e Didier Auriol nas temporadas de 1998 e 1999.
A JP Performance ainda pretende adicionar rodas de liga leve compomotive, suspensão KW V4 Clubsport, kit de intercooler e escapamento esportivo.
O carro ainda não tem autorização para rodar em vias públicas. A empresa busca um certificado TUV para que essa autorização ocorra.
Ainda não se sabe se o exemplar será vendido, mas é provável que desperte interesse de colecionadores e fãs da Toyota.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |