Cientistas de Harvard criam bateria que carrega em apenas 10 minutos!

Essas baterias que estão sendo desenvolvidas oferecerão tempos de recarga de cerca de 10 minutos e um alcance de até 1.200 km

carregador carregamento carro eletrico calcada
Bateria foi capaz de reter 80% de sua capacidade após 6.000 ciclos (Foto: Shutterstock | Reprodução)
Por Pedro Januzzi
Publicado em 20/01/2024 às 15h03

Pesquisadores da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas (SEAS) de Harvard desenvolveram uma bateria de estado sólido que pode ser recarregada em 10 minutos e pode ser carregada e descarregada mais de 6.000 vezes, perfeita para os carros elétricos do futuro.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

A pilha de estado sólido desenvolvida pelos pesquisadores utiliza um ânodo de metal de lítio em contraste com um ânodo de grafite. Afirma-se que esses novos ânodos possuem uma capacidade dez vezes maior do que os ânodos de grafite comerciais, empregando partículas de silício de tamanho micrométrico para prevenir a formação de dendritos no ânodo.

VEJA TAMBÉM:

Bateria que carrega em 10 minutos

Protótipos do tamanho de um chip de celular já foram desenvolvidos por Harvard. Eles afirmam que a bateria foi capaz de reter 80% de sua capacidade após 6.000 ciclos, superando em muito o desempenho das tradicionais de células comuns.

“As baterias de ânodo de metal de lítio são consideradas o Santo Graal das baterias porque têm dez vezes a capacidade dos ânodos de grafite comerciais e podem aumentar drasticamente a distância percorrida de veículos elétricos”, disse o professor associado de Ciência de Materiais do SEAS, Xin Li no artigo de pesquisa.

A pesquisa é considerada um passo importante em direção a baterias de estado sólido mais práticas para aplicações industriais e comerciais.

As baterias de estado sólido são consideradas por muitos como a próxima fronteira para veículos elétricos e provavelmente vão fazer os carros elétricos atuais parecerem ultrapassados. A Toyota está entre os fabricantes de automóveis que trabalham nessas super pilhas e disse recentemente que venderá veículos elétricos com elas dentro de “alguns anos”. Essas baterias oferecerão tempos de recarga de cerca de 10 minutos e um alcance de até 1.200 km.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário