Hexatrens: os caminhões gigantes que rodam no Brasil, mas você não vê

Empresa brasileira usa hexatrens de até 56 metros e 250 toneladas para otimizar transporte de produção, mas a circulação é restrita

volvo fmx hexatren
Hexatrem permite carregar muito peso que as composições de cinco carretas, mas não pode circular em vias públicas (Foto: Volvo | Divulgação)
Por Érico Pimenta
Publicado em 15/11/2023 às 11h03

Aqui no Auto Papo já falamos um pouco sobre os Road Trains bastante comum nas Austrália. Entretanto, há empresas por aqui que têm investido nessas composições. Uma delas é a Suzano, fabricante de celulose de eucalipto.

VEJA TAMBÉM:

Ela utiliza composição de hexatrens, composta por seis implementos ou carretas, interligados por uma quinta roda, o conjunto todo (caminhão + implemento) tem 18 eixos e 82 pneus e rodas. Esses gigante tem capacidade para chegar a 250 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de toras de eucalipto por viagem.

Os gigantes hexatrens

Os novos hexatrens foram desenvolvidos pela fabricante de implementos Facchini. A empresa já tem 15 unidades negociadas a serem entregues. As seis carretas são tracionadas por caminhões da Volvo, modelo FMX 6×4 ou 6×6 equipados com motor D13 de 540 cv acoplado a uma caixa i-Shift de 14 velocidades. Essa transmissão conta com duas marchas super reduzidas, que ajudam o caminhão nas arrancadas. Suzano é uma das primeiras a investir nos hexatrens.

novo hexatren2
A composição de um hexatrem conta com 18 eixos e 82 pneus (Foto: Facchini | Divulgação)

Em 2019, na sua fábrica em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, a empresa iniciou com 19 conjuntos do tipo. Na época os hexatrens elevaram a produtividade em 30% quando comparado com composições de cinco ou três implementos.

Desde então, a empresa tem apostado no conceito para aumentar a produtividade. Em 2021 investiu em mais hexatrens e agora, em 2023, recebeu novas composições com uma maior capacidade de carga. Vale lembrar que os modelos só são operados em estradas privadas, dentro da área da empresa e não passam por rodovias. Ou seja, você nunca irá ver um desses rodando por aí.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
ORLANDO JUNIOR 1 de janeiro de 2024

Só queria saber quem teve a ideia de tirar das estradas os bicudos, e o porque???

Avatar
Flávio ferreira 16 de novembro de 2023

Tá precisando de motorista só vim buscar no Brasil tem motorista sobrando

Avatar
Deixe um comentário