Homem instala motor a jato em picape vendo tutoriais no YouTube

Simon Lipscombe e seu pai transformaram uma simples picape Ford P100 em um veículo com a propulsão de um avião

retro rides weekender 2025 jh 18
O motor a jato foi retirado de um avião Avro Shackleton Mk3 (Foto: Autocar | Reprodução)
Por Júlia Haddad
Publicado em 07/11/2025 às 20h00

A insatisfação com o desempenho de sua picape Ford P100 levou o mecânico Simon Lipscombe e seu pai, Richard, a uma solução drástica e inusitada: instalar um motor a jato no veículo.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Simon, que atua como mecânico-chefe em uma locadora de veículos, encontrou o propulsor à venda no eBay. Ele adquiriu o motor a jato de um Avro Shackleton — uma aeronave militar britânica — por £2.000 (cerca de R$ 13.000). O equipamento, que produz 1.180 kg de empuxo, é relativamente pequeno, e era originalmente utilizado para fornecer impulso extra durante a decolagem do avião.

VEJA TAMBÉM:

Antes da instalação, foi preciso entender o funcionamento da peça: com auxílio de vídeos no YouTube, Simon realizou testes iniciais, chegando a prender a estrutura a uma árvore com um reboque para avaliar a potência.

A ideia, embora excêntrica, não foi um completo desvio para o mecânico. “Eu já tinha uma Ford P100 com um motor V8 na traseira, então outro com um motor a jato me pareceu uma boa ideia”, disse Simon.

Picape FordP100 com motor a jato

Para o projeto, ele adquiriu uma segunda P100, esta sem restauração, e instalou o motor a jato de 800 kg diretamente na caçamba. A picape mantém o motor diesel original na dianteira, usado para a locomoção cotidiana, enquanto o propulsor a jato fica responsável pela propulsão de alta potência.

O controle do motor a jato é feito por um sistema manual simples, composto por dois botões: um para desligar e outro, com um interruptor de três posições, para ajustar os níveis de aceleração.

Picape FordP100 com motor a jato 3

Uma vantagem logística é que o motor é multicombustível. Ele pode funcionar com gasolina, diesel ou querosene de aviação, o que reduz o custo operacional em comparação com o Avgas (gasolina de aviação), mais caro.

Devido a restrições de seguro, Simon não pode ligar o motor em exposições públicas. Em vez disso, ele planeja levar a picape modificada à pista de arrancada de Santa Pod para testes formais, embora admita que a velocidade final provavelmente será limitada.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário