Honda Civic Type R 1998 custa quase o mesmo que um zero km

Primeira geração do hatch esportivo japonês foi feita apenas para o Japão e está valorizado devido a sua raridade

Honda Civic Type R 1998 branco frente leilão
A cor branca é a mais icônica do modelo (Fotos: Bring a Trailer | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 15/01/2025 às 08h00

A legislação dos EUA permite importar carros usados com 25 anos e os entusiastas aproveitam isso para trazer modelos exclusivos do Japão. Um Civic Type R 1998, primeira geração dessa versão de alto desempenho do hatch, está anunciado em um site de leilões e seu preço está próximo ao de um Type R zero km.

O carro está com apenas 53 mil km no hodômetro e está todo original. A única atualização é estar com um jogo de pneus Hankook Ventus V2 Concept2 modernos.

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O leilão ainda não foi finalizado até o fechamento dessa notícia. Por enquanto o lance mais alto de foi de US$ 42 mil (equivalente a R$ 254.163 em conversão direta), o Honda Civic Type R zero km custa US$ $46.690 (R$ 282.544) nos EUA.

A originalidade não é o único motivo para o carro estar valorizado assim. O primeiro Civic Type R foi vendido apenas no Japão e foi o terceiro carro da Honda a receber essa sigla.

Honda Civic Type R 1998 branco cofre do motor leilão
O motor 1.6 aspirado produz 185 cv

A Honda fez as versões Type R do Civic e do Integra para criar os melhores esportivos de tração dianteira do mundo. As mudanças iam além de apenas colocar um motor mais forte, os carros dessa linhagem esportiva possuem grande atenção aos detalhes.

O Civic Type R trazia mais pontos de solta no monobloco para melhorar a rigidez torcional, perdia boa parte dos isolamentos acústicos, a manopla do câmbio era feita em titânio, direção com relação mais rápida e rodas presas por cinco parafusos. O peso era de apenas 1.050 kg.

O motor usado é o 1.6 da família B16, a mesma do VTi que foi vendido no Brasil. Mas a versão do Type R usava o bloco mais alto do 1.8 do Integra, porém com o curso dos pistões reduzidos. Os dutos do cabeçote eram polidos a mão para otimizar o fluxo de ar, o volante do motor era mais leve e a taxa de compressão era mais alta, mas o destaque era o comando variável VTEC.

A potência desse 1.6 aspirado era de 185 cv a 8.200 rpm, o torque ficava em 16,3 kgfm. O câmbio manual de cinco marchas possui relações curtas e o diferencial é de deslizamento limitado. Segundo testes da época o Civic Type R acelerava de zero a 100 km/h em 6,7 segundos e atingia 225 km/h de velocidade máxima.

A Honda produziu 16 mil unidades do Civic Type R de primeira geração. O modelo seguinte teve produção maior e foi vendido na Europa, mas não trazia a preocupação com detalhes do primeiro modelo como os dutos polidos a mão e os reforços no monobloco.

A geração anterior a atual foi a que popularizou o Type R no mundo, quando começou a ser vendido nos EUA. O Brasil começou a receber a geração atual em 2023, que está com um público cativo e vendeu mais que o rival Toyota GR Corolla.

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