Honda perde ação milionária por defeito em carros com Start Stop

Problema impede o motor de religar após paradas programadas e caso levou a processo coletivo unificado nos Estados Unidos

Honda Idle Stop
Tribunal americano aprova compensação a donos de veículos Honda por defeito no motor (Foto: Honda | Divulgação)
Por Tom Schuenk
Sob supervisão de Marcelo Jabulas
Publicado em 11/08/2025 às 09h30
Atualizado em 11/08/2025 às 09h48

Uma ação coletiva contra a Honda foi aprovada preliminarmente por um tribunal nos Estados Unidos. O processo envolve um defeito no sistema Start Stop, presente em modelos da Honda e Acura. Esse defeito pode impedir o carro de religar após uma parada.

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Além da compensação dos autores, o acordo prevê reembolsos, extensão de garantia e possíveis reparos sem custo adicional para os proprietários afetados.

O problema com o sistema Start Stop

O Idle Stop é um sistema criado para economizar combustível, desligando o motor em paradas, como semáforos. O problema é que, em muitos casos, o motor não liga novamente, deixando o motorista sem conseguir seguir viagem.

Esse defeito motivou três ações judiciais, e os tribunais posteriormente unificaram os processos em uma única ação. Os modelos citados no processo incluem:

  • Acura TLX (2015 a 2020);
  • Acura MDX (2016 a 2020);
  • Honda Pilot (2016 a 2021);
  • Honda Passport (2019 a 2021);
  • Honda Ridgeline (2020 a 2021).

Indenização e benefícios para os proprietários

Ao todo, 20 autores do processo receberão US$ 7.500 cada (cerca de R$ 39 mil) como parte do acordo. Os advogados envolvidos devem receber US$ 11,7 milhões (aproximadamente R$ 60,8 milhões).

Além disso, a Honda terá que oferecer extensão de garantia por 10 anos para o sistema Idle Stop. Essa garantia cobre ajustes de válvulas e substituição do motor de partida, desde que os técnicos identifiquem um problema.

Os proprietários de veículos do modelo 2015 têm até 24 meses para solicitar o benefício, enquanto os do modelo 2016 têm 18 meses.

A empresa deve reembolsar os motoristas que já pagaram pelos reparos relacionados ao problema. Esse reembolso pode incluir despesas com motor de partida, relé de partida ou ajuste de válvulas.

Próximos passos da Honda

Os proprietários dos modelos citados devem verificar se os seus carros apresentam algum problema. Mesmo que a ação ainda esteja dentro do prazo, o tempo para solicitar os benefícios está correndo.

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