Carro queridinho do Senna está sendo leiloado por R$ 2 milhões!
Além de ser um dos carros queridinhos do lendário piloto brasileiro, Senna ajudou no acerto da suspensão do Honda NSX quando esteve no Japão
Além de ser um dos carros queridinhos do lendário piloto brasileiro, Senna ajudou no acerto da suspensão do Honda NSX quando esteve no Japão
Um exemplar do supercarro Honda NSX-R de 1996 foi colocado para leilão na casa RM Sotheby’s. O veículo encontra-se em estado impecável, porém, o preço demandado pelo vendedor está consideravelmente acima da média de mercado, cerca de R$ 2,2 milhões.
Um ponto interessante sobre o Honda NSX-R é que o veículo contou com o piloto brasileiro Ayrton Senna no processo de produção, além de ter sido o primeiro automóvel produzido em série com toda a carroceria em alumínio.
VEJA TAMBÉM:
O exemplar à venda apresenta uma pintura branca e possui uma quilometragem de 18,5 mil quilômetros. Foi recentemente importado para os Estados Unidos. O veículo vem acompanhado de um conjunto completo de chaves, folhetos e documentos. Uma manutenção completa foi realizada, deixando o carro pronto para uso.
Após o Salão de Chicago, ocorrido em fevereiro de 1989, Ayrton Senna encontrava-se no Japão para testar o McLaren e o Honda. Durante sua estadia, os japoneses pediram que o brasileiro testasse o protótipo do Honda NSX na icônica pista de Fórmula 1 em Suzuka.
Na primeira oportunidade, Senna achou adequado pilotar o protótipo do NSX. “Não sei se sou a pessoa indicada para opinar sobre um carro de produção”, afirmou ele aos engenheiros da Honda.
Após a declaração do piloto brasileiro, os mecânicos nipônicos conseguiram aumentar a rigidez do esportivo em cerca de 50%, o que agradou Ayrton. Além disso, acredite se quiser, Senna ajudou no acerto da suspensão do Honda NSX.
Ele gostou tanto do Honda NSX, que usava o esportivo em suas estadias em Portugal. O modelo vermelho de placa SX-25-59 era um carro de serviço que pertencia à Honda Portugal, que o emprestava a Ayrton Senna sempre que ele ia ao país. Depois de sua morte a família do piloto preservou o que era dele aqui no Brasil.
A primeira geração do Honda NSX foi comercializada nos Estados Unidos sob a marca Acura. Durante um período de 15 anos, de 1990 a 2005, mais de 18.000 veículos foram produzidos. No entanto, apenas 483 unidades ostentavam a designação NSX-R, sendo todas elas vendidas exclusivamente no mercado japonês como carros novos.
A versão R é 120 kg mais leve que a versão padrão, com a ausência de isolamento acústico, sistema de áudio, ar condicionado, pneu sobressalente e controle de tração. Os bancos Recaro apresentam estrutura de fibra de carbono, e são instaladas rodas forjadas leves Enlei. No entanto, mediante solicitação, quase todas as opções faltantes poderiam ser reintegradas.
O Honda NSX-R apresenta uma suspensão mais rígida em comparação com o modelo padrão graças ao piloto brasileiro. O motor 3.2 possui formalmente a mesma potência, com 294 cv. No entanto, foi montado com uma abordagem diferente de controle de qualidade.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |