Novo programa da Honda oferecerá peças novas e recondicionadas para o NSX e outros esportivos antigos, além de restauração de fábrica no Japão
A Honda anunciou um novo programa global que oferecerá novas peças de reposição para seus carros antigos que já foram descontinuados, com foco especial nos modelos esportivos clássicos.
VEJA TAMBÉM:
A iniciativa terá início na primavera do hemisfério norte e será disponibilizada mundialmente para atender à crescente demanda de entusiastas e colecionadores. Em paralelo, a marca lançará um serviço exclusivo de restauração de fábrica, que será, a princípio, limitado ao território japonês.
A decisão de criar esse programa foi tomada porque o atual sistema de remanufatura do NSX, em operação contínua desde 1993 no Japão, será oficialmente encerrado no verão de 2025 do hemisfério norte.
O primeiro modelo a ser atendido pela nova iniciativa será justamente o icônico Honda NSX cupê da primeira geração, referência no universo dos superesportivos. Posteriormente, o programa será estendido a outros modelos esportivos da montadora, embora a Honda ainda não tenha divulgado quais veículos farão parte dessa expansão.
A marca japonesa não fabricará diretamente as peças, optando por parcerias com fornecedores terceirizados, cujos nomes ainda não foram divulgados. A promessa é que os novos componentes mantenham padrões elevados de qualidade e desempenho, semelhantes aos das peças originais de fábrica.
Também está prevista a recuperação e o recondicionamento de peças usadas, que serão revendidas com a classificação de “funcionalmente novas”.
A proposta da Honda busca solucionar a escassez de componentes para veículos fora de linha e preservar seu legado automobilístico, atendendo a demanda de um público fiel e apaixonado por carros clássicos de alto desempenho.
Além disso, a Honda confirmou que está desenvolvendo um novo supercarro totalmente elétrico, inspirado no esportivo NSX, com lançamento previsto para os próximos anos. A primeira geração do NSX foi produzida entre 1990 e 2005, enquanto a segunda geração, com motorização híbrida, teve sua produção encerrada em 2022.
Quando Senna corria pela McLaren, o fornecedor de motores era a Honda. A marca japonesa estava desenvolvendo o NSX, seu primeiro superesportivo, e convidou o piloto para ajudar no acerto fino do carro.
Ayrton Senna pilotou o Honda NSX em Suzuka e Nurburgring, dando seus pitacos para deixar a condução mais prazerosa. O piloto teve duas unidades do esportivo, uma preta no Brasil e uma vermelha em Portugal.
Boris Feldman já dirigiu um icônico NSX; confira:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |