Este Hyundai vai acabar com as balizas: ele anda de lado
Hyundai implementou o módulo de e-corner no protótipo do Ioniq 5, capaz de se movimentar lateralmente, facilitando manobras de estacionamento
Hyundai implementou o módulo de e-corner no protótipo do Ioniq 5, capaz de se movimentar lateralmente, facilitando manobras de estacionamento
A Hyundai Mobis desenvolveu uma tecnologia e-corner, que já foi visto em alguns dos conceitos da marca, mas agora ele chamou a atenção por estar equipado em um protótipo Ioniq 5.
O dispositivo consiste em quatro módulos de canto eletrônico, que permitem que as rodas girem até 90 graus. Isso, consequentemente, facilita a capacidade de manobra dos carros.
VEJA TAMBÉM:
Com isso, o protótipo ganha um modo de condução caranguejo, permitindo que ele se mova na lateral, ao invés de apenas para trás e para frente.
Os benefícios dessa tecnologia poderiam ser facilmente percebidos nos grandes centros urbanos. Afinal, quem nunca deixou de sair de carro por saber que frequentaria um lugar cheio de carros, e estacionar seria extremamente difícil? Essa função acabaria com a necessidade das balizas, por exemplo.
Outra funcionalidade do protótipo da Hyundai é a função de giro de pivô, que faz as rodas dianteiras permanecerem retas enquanto as traseiras giram em 90 graus. Essa função é similar ao giro zero, embora o raio de giro pareça um pouco maior. O Ioniq também é capaz de dirigir na diagonal como o GMC Hummer EV.
Apesar de ser uma solução interessante para a maioria dos motoristas, os desenvolvedores ainda não deram uma previsão para quando essa tecnologia chegará aos carros de produção em série.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |